Logo Passei Direto
Buscar
A segunda metade do século XIX foi quase toda marcada pelo governo de Dom Pedro II, delimitando um período que a historiografia chama de Segundo Reinado. Dentre as características fundamentais dessa época, elenca-se o desenvolvimento da diplomacia e, ao mesmo tempo, de uma série de conflitos externos enfrentados pelo país.
Assinale a alternativa que indica corretamente um desses conflitos e suas motivações.
a) Guerra da Cisplatina, em que o Brasil mediou uma disputa territorial entre Argentina e Uruguai pelas províncias da região do Prata.
b) Questão Christie, em que marinheiros estadunidenses foram presos no Brasil, ocasionando rompimento diplomático com os EUA.
c) Guerra do Paraguai, em que Paraguai, Argentina e Uruguai formaram uma aliança para tomar os estados brasileiros de Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
d) Guerra do Uruguai, em que o Brasil hostilizou estancieiros uruguaios, criando uma crise diplomática e militar com o país vizinho.
e) Guerra do Prata, em que facções argentinas e uruguaias disputaram, com e contra o Brasil, a hegemonia na região da Bacia do Prata.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada alternativa: a) Guerra da Cisplatina, em que o Brasil mediou uma disputa territorial entre Argentina e Uruguai pelas províncias da região do Prata. Falso. A Guerra da Cisplatina (1825-1828) foi um conflito entre o Brasil e a província cisplatina (atual Uruguai), que buscava sua independência do Brasil, e não uma mediação entre Argentina e Uruguai. b) Questão Christie, em que marinheiros estadunidenses foram presos no Brasil, ocasionando rompimento diplomático com os EUA. Verdadeiro. A Questão Christie (1863-1865) envolveu a prisão de marinheiros americanos e gerou tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. c) Guerra do Paraguai, em que Paraguai, Argentina e Uruguai formaram uma aliança para tomar os estados brasileiros de Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Falso. A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi um conflito em que o Brasil, Argentina e Uruguai se uniram contra o Paraguai, que estava sob a liderança de Francisco Solano López. d) Guerra do Uruguai, em que o Brasil hostilizou estancieiros uruguaios, criando uma crise diplomática e militar com o país vizinho. Falso. Não há um conflito específico chamado "Guerra do Uruguai" que se encaixe nessa descrição. e) Guerra do Prata, em que facções argentinas e uruguaias disputaram, com e contra o Brasil, a hegemonia na região da Bacia do Prata. Falso. A Guerra do Prata não é um termo amplamente reconhecido para um conflito específico, e a descrição não é precisa. Com base na análise, a alternativa correta que indica um conflito e suas motivações é: b) Questão Christie, em que marinheiros estadunidenses foram presos no Brasil, ocasionando rompimento diplomático com os EUA.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina