Logo Passei Direto
Buscar
É muito comum observar nas academias os sujeitos mudarem o posicionamento das mãos para segurarem a barra no movimento de supino, deixando-as ou mais próximas ou mais afastadas entre si. Observe as figuras a seguir e leia as afirmacoes para indicar as que indicam a verdade sobre os torques resistentes nas duas condições distintas.
Indique as afirmações que são verdadeiras sobre os torques resistentes nas duas condições distintas.
I. Na figura da esquerda, o ponto de aplicação da força fica mais próximo do ombro e mais afastado do cotovelo. Com isso, é possível afirmar que, para elevar a barra a partir dessa posição, o músculo peitoral maior será mais solicitado do que o músculo do tríceps braquial.
II. Na figura da direita, o ponto de aplicação da força fica mais distante do eixo articular do ombro e mais próximo do cotovelo; então, é possível afirmar que o músculo peitoral maior terá menor participação no movimento em comparação ao músculo tríceps braquial.
III. A exigência maior de ativação de um músculo (peitoral maior) em relação ao outro músculo (tríceps braquial) no supino horizontal sofre alteração com o tipo de empunhadura, devido às mudanças nos braços de alavanca resistentes. Essa pode ser uma estratégia adotada no treino de força.
a.
b.
c.
d.
e.
User badge image
EstudandoBiomecanica

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Na figura da esquerda, o ponto de aplicação da força fica mais próximo do ombro e mais afastado do cotovelo. Com isso, é possível afirmar que, para elevar a barra a partir dessa posição, o músculo peitoral maior será mais solicitado do que o músculo do tríceps braquial. Verdadeiro, pois quando a empunhadura é mais próxima, o peitoral maior realmente é mais ativado devido à mecânica do movimento. II. Na figura da direita, o ponto de aplicação da força fica mais distante do eixo articular do ombro e mais próximo do cotovelo; então, é possível afirmar que o músculo peitoral maior terá menor participação no movimento em comparação ao músculo tríceps braquial. Verdadeiro, pois uma empunhadura mais afastada tende a aumentar a participação do tríceps em relação ao peitoral. III. A exigência maior de ativação de um músculo (peitoral maior) em relação ao outro músculo (tríceps braquial) no supino horizontal sofre alteração com o tipo de empunhadura, devido às mudanças nos braços de alavanca resistentes. Essa pode ser uma estratégia adotada no treino de força. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois a mudança na empunhadura realmente altera a ativação muscular e pode ser utilizada como estratégia de treino. Portanto, todas as afirmações I, II e III são verdadeiras. Como não foram fornecidas alternativas específicas, a resposta correta deve incluir todas as afirmações verdadeiras. Se houver uma alternativa que contenha todas as três, essa será a correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O tecido muscular é o principal componente do corpo para produzir e controlar o movimento humano. Esse possui os componentes contráteis e elásticos para gerarem a força necessária para o movimento, além de sofrer influência de fatores que podem alterar a quantidade de força produzida pelo tecido.
Sobre as informações é possível afirmar que:
I. A quantidade de conexões entre actina e miosina é o que determina a quantidade de força gerada pelo componente contrátil do músculo. Ele é o principal elemento que produz força no movimento, quando há pausa entre a ação excêntrica e concêntrica dos músculos atuantes em um movimento dinâmico.
II. O ciclo alongamento-encurtamento garante a produção de força muscular potente. Para esse tipo de força ser produzida, o componente elástico acumula energia elástica na ação excêntrica do músculo e essa energia é restituída na ação concêntrica do músculo principal do movimento. A pausa entre essas ações musculares não interfere no uso do ciclo alongamento-encurtamento.
III. Os músculos, quando produzem movimentos, fazem em torno de um eixo articular e, nesse caso, ganham das forças resistentes que tentam impedir o movimento. Esse conceito é conhecido por torque, havendo sempre dois tipos de torques ao redor de cada articulação que participa do movimento: o potente, produzido pelo músculo, e o resistente, gerado pelas forças externas que tentam impedir o movimento.
IV. O posicionamento entre eixo articular, torque potente e torque resistente define tipos distintos de alavancas encontradas nos movimentos do corpo humano. A alavanca interpotente é a que facilita mais o movimento para o músculo, pois o braço de alavanca potente é maior do que o braço de alavanca resistente.
I e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
II e IV estão corretas.
I e IV estão corretas.
I, II e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina