Você está atendendo em visita domiciliar, pela primeira vez, um paciente masculino de 65 anos, diabético, hipertenso mal controlado, com história de “coração grande” sem diagnóstico, e que apresenta dificuldade de deambular após acidente de trânsito e múltiplas fraturas, há 10 anos. Queixa-se de falta de ar aos pequenos esforços e palpitação há 2 dias. Na avaliação, apresenta crepitantes em ambas as bases pulmonares, PA 180/120 e ritmo cardíaco irregular, discreto edema em membros inferiores, porém sem outras alterações.
Analisando o caso, você conclui corretamente que:
Escolha uma opção:
a pressão arterial provavelmente mantém-se elevada de forma crônica e não necessita de manejo agudo, visto que não se relaciona com o quadro atual.
o paciente apresenta uma urgência hipertensiva, devido ao nível pressórico, sem lesão de órgão alvo, e necessita de manejo medicamentoso imediato.
o quadro sugere insuficiência cardíaca descompensada, com possível fibrilação atrial, e constitui-se em uma emergência hipertensiva.
o ritmo irregular indica fibrilação atrial e a prescrição de anticoagulação neste atendimento, que pode ser iniciada com varfarina 5mg/dia.
Ed
ontem
Analisando o caso apresentado, a opção correta é: "o quadro sugere insuficiência cardíaca descompensada, com possível fibrilação atrial, e constitui-se em uma emergência hipertensiva." Isso se deve à presença de crepitantes pulmonares, hipertensão arterial severa e sintomas como falta de ar e palpitações, que indicam uma descompensação cardíaca. É importante agir rapidamente para evitar complicações.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade