Buscar

o tio do seu avô é legalmente seu parente? explique

💡 4 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Não. Segundo o código civil (art 1591) considera-se até o quarto grau em tronco comum (o bisavô, elo entre o avô e o irmão, é de quarto grau). O irmão dele seria seu parente de quinto grau.

Na tabela (vide link) é possível observar os graus de parentesco.

https://www.google.com.br/search?q=nepotismo+rela%C3%A7%C3%A3o+de+parentesco&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=nts&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjqo5ezi-nLAhWMgJAKHSpKARoQ_AUICCgC&biw=1440&bih=829#imgrc=S0QvXtBDkA0lVM%3A

2
Dislike0
User badge image

Brian Santos

Isso mesmo Marcelo!

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Dispõe o Código Civil:

Art. 1.592. São parentes em linha colateral ou transversal, até o quarto grau, as pessoas provenientes de um só tronco, sem descenderem uma da outra.

Art. 1.594. Contam-se, na linha reta, os graus de parentesco pelo número de gerações, e, na colateral, também pelo número delas, subindo de um dos parentes até ao ascendente comum, e descendo até encontrar o outro parente.

Por esta lógica, para chegar ao tio do meu avô, eu contaria 3 graus acima em linha reta (de mim para meu pai, de meu pai para meu avô, de meu avô para meu bisavô), e 2 graus em linha colateral (de meu bisavô para meu trisavô, de meu trisavô para o irmão do meu bisavô), ultrapassando, portanto, o 4º grau limite da lei civil para parentesco.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais