Buscar

Explique a intolerância á lactose. Como é possível o diagnóstico através da análise de glicemia?

💡 4 Respostas

User badge image

Sabrina Costa

  • Alguns individuos produzem parcialmente a enzima lactose ou nao produzem e nao conseguem quebrar a lactose em glicose e galactose .Apresentam diversos sintomas devido a metabolização da lactose no intestestino grosso por ação de bacterias. Como por exemplo: Náuseas,vômito, diarreia, distensão abdominal.

 
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Temos que a intolerância à lactose é a incapacidade de digerir completamente o açúcar (lactose) presente nos produtos lácteos, como leite e seus derivados. Ela acontece por uma deficiência na produção da enzima lactase, responsável pela síntese da lactose.


Existem vários níveis de intolerância à lactose, fazendo com que algumas pessoas tenham sintomas mais intensos do que outras. Dentre os sintomas, os mais comuns são diarréias, enjoos e cólicas abdominais.


Essa condição acontece como consequência de um outro problema: a deficiência de lactase. Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária da enzima lactase, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.


Para ter certeza de que é realmente a intolerância à lactose que está causando esses sintomas, o médico deverá solicitar alguns exames, tais como:

Exame de tolerância à lactose, em que o paciente ingere um líquido rico em lactose para, depois, realizar um exame de sangue e verificar a quantidade de glucose na corrente sanguínea.
Exame de hidrogênio expirado, em que o paciente também ingere um líquido com altas quantidades de lactose para que o médico, depois, analise a quantidade de hidrogênio expelido pelo hálito do paciente.
Medidor de ácidos. A lactose não ingerida produz ácido láctico no organismo, que consegue ser identificado por meio de um medidor de ácidos.

Fonte:

https://minutosaudavel.com.br/intolerancia-a-lactose/

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/intolerancia-a-lactose

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais