Logo Passei Direto
Buscar
Analise as sentenças abaixo:

I É válido dizer que participando da experiência visual do mundo, todo surdo é igual, é o que se chama de identidade surda;
II As associações de surdos, inicialmente pensadas para dar assistência e informações aos surdos constituem hoje em um espaço político, onde articulam-se as lutas de uma comunidade local.
III Nas famílias de ouvintes em que há surdos o uso da língua de sinais está presente em todas as discussões, encontros, ou em um simples almoço.
IV A vida escolar e suas experiências marcam o sujeito surdo positiva ou negativamente, na construção de sua subjetividade.
V A escola especial que por muito tempo ficou responsável pela educação dos surdos carregava em sua concepção de sujeito a marca da deficiência.

Indique quais sentenças apresentam afirmacoes incorretas:
I É válido dizer que participando da experiência visual do mundo, todo surdo é igual, é o que se chama de identidade surda;
II As associações de surdos, inicialmente pensadas para dar assistência e informações aos surdos constituem hoje em um espaço político, onde articulam-se as lutas de uma comunidade local.
III Nas famílias de ouvintes em que há surdos o uso da língua de sinais está presente em todas as discussões, encontros, ou em um simples almoço.
IV A vida escolar e suas experiências marcam o sujeito surdo positiva ou negativamente, na construção de sua subjetividade.
V A escola especial que por muito tempo ficou responsável pela educação dos surdos carregava em sua concepção de sujeito a marca da deficiência.
a) IV, II e III.
b) I e III.
c) I, II e III.
d) V e I.
e) IV e V
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 23 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 23 horas

Vamos analisar cada sentença para identificar as incorretas: I - "É válido dizer que participando da experiência visual do mundo, todo surdo é igual, é o que se chama de identidade surda." Incorreta. A identidade surda não se baseia na ideia de que todos os surdos são iguais, mas sim na valorização da cultura, língua e experiências comuns da comunidade surda, respeitando suas diversidades. II - "As associações de surdos, inicialmente pensadas para dar assistência e informações aos surdos constituem hoje em um espaço político, onde articulam-se as lutas de uma comunidade local." Correta. As associações de surdos evoluíram para espaços políticos importantes para a comunidade. III - "Nas famílias de ouvintes em que há surdos o uso da língua de sinais está presente em todas as discussões, encontros, ou em um simples almoço." Incorreta. Nem todas as famílias de ouvintes com membros surdos usam a língua de sinais em todas as situações; muitas vezes o uso é limitado ou inexistente. IV - "A vida escolar e suas experiências marcam o sujeito surdo positiva ou negativamente, na construção de sua subjetividade." Correta. A experiência escolar influencia a construção da subjetividade do surdo. V - "A escola especial que por muito tempo ficou responsável pela educação dos surdos carregava em sua concepção de sujeito a marca da deficiência." Correta. Historicamente, a escola especial tratava o surdo sob a ótica da deficiência. Portanto, as sentenças incorretas são I e III. A alternativa correta é: b) I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É possível afirmar que o cristianismo promoveu uma significativa mudança na forma como os deficientes passaram a ser vistos: "Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus." (João 9:2-3).
Com relação aos surdos, qual foi esta mudança?
(A) Como não falavam os surdos também não pecavam, por isso sua salvação estaria garantida.
(B) Não ocorreu grandes mudanças para os surdos, pois continuaram sem acesso a salvação, pois não tinham como confessar seus pecados.
(C) Os surdos passaram a ser instruídos para que aprendessem a ler e pudessem confessar seus pecados por escrito.
(D) Os surdos passaram a ser respeitados por serem Filhos de Deus.
(E) Os surdos passaram a ser considerados seres puros capazes de intermediar nossa comunicação com os céus.

A concepção de surdez enquanto sujeito nem sempre esteve presente. Ao longo da história da humanidade diferentes concepções a cerca da surdez e dos surdos foram construídas e defendidas.
Assinale a alternativa que indica qual a concepção de pessoa surda existente na Grécia Antiga.
(A) Sujeito especial enviado pelos deuses, capaz de estabelecer a comunicação entre os humanos e os deuses.
(B) Sujeito anormal, enviado por Deus como castigo por um pecado cometido pelo pai ou pela mãe.
(C) Sujeito capaz, dotado de uma capacidade especial de comunicação com o mundo das ideias.
(D) Sujeito produtivo e dotado de inteligência.
(E) Sujeito incapaz de desenvolver linguagem e por consequência pensamento, logo não poderia ser educado.

Mais conteúdos dessa disciplina