Buscar

A questão trata da religiosidade e sua inter-relação com aspectos culturais da humanidade. Assinale a única alternativa que é FALSA

06. A questão trata da religiosidade e sua inter-relação com aspectos culturais da humanidade. Assinale a única alternativa que é FALSA no seu enunciado. Você talvez precise confirmar algumas informações em pesquisas adicionais, fora do livro-texto.

a)  ( ) Mesmo se formos completos ateus ou agnósticos precisamos admitir que a religião ou o fenômeno religioso continua a exercer influência na cultura e sociedade modernas, nas mais diferentes formas de expressão cultural. Exemplo disso são os inúmeros filmes, seriados, documentários e novelas que enfocam o tema da religiosidade em seus títulos e enredos. Alguns exemplos: Caminho das Índias, Torre de Babel, Salve Jorge etc (novelas); Tabu, Supernatural, Assombrações, Decifrando Milagres etc (seriados); 2012, Indiana Jones, Senhor dos Anéis, Harry Potter, Argo etc (filmes).

b)  ( ) Quando se analisa o conteúdo das telas pintadas por famosos artistas da Renascença verificamos que muitas de suas obras fazem alusão à religiosidade, retratando, por exemplo, a mitologia grega e personagens/eventos bíblicos. Leonardo da Vinci, Michelângelo, Rafael, são autores de pinturas e obras famosas como a “A Última Ceia”, afrescos da capela sistina, “Davi”, “Pietà”, “A criação de Adão”, “ A adoração dos magos”, “Ressurreição de Cristo” etc.

c)  ( ) Numa análise do impacto econômico da religião, muitos são os exemplos de como a religiosidade movimenta a economia. Festas como Páscoa e Natal não só aquecem o comércio como geram muitos empregos. O comércio de livros religiosos, a exemplo da literatura espírita ou esotérica, bem como o mercado fonográfico, com artistas como Ana Paula Valadão, Marcelo Rossi e outros cantores movimenta cifras milionárias a cada ano. O próprio turismo religioso também é fonte de renda de muitos países como Grécia, Egito, Itália e Israel (entre outros), em função da peregrinação e visita a monumentos sagrados.

d)  ( ) Como o Brasil ainda é oficialmente um país católico, ou seja, não laico, há inúmeros projetos de lei federal que exigem que um percentual de estados da federação bem como de municípios recebam nomes religiosos ligados ao catolicismo. Esse é o motivo pelo qual existem os estados de São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, bem como os municípios de Aparecida do Norte, Salvador, Santa Maria, São Jerônimo, São Leopoldo, Bom Jesus etc.

e)  ( ) Vivemos hoje um processo de secularização. Isso implica em retirar o aspecto sagrado de muitas coisas anteriormente ligadas à religião. Exemplos: festas religiosas são hoje mais comerciais do que espirituais (São João, Natal, ...). A linguagem falada ou mesmo gestos religiosos se afastam do seu sentido original, se tornando expressões coloquiais e populares como “deus me livre”, “cruz credo”, “nossa senhora!” ou “meu deus do céu”, sem que efetivamente se esteja invocando a presença espiritual. 

X

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Acredito ser:

d)  (?) Como o Brasil ainda é oficialmente um país católico, ou seja, não laico, há inúmeros projetos de lei federal que exigem que um percentual de estados da federação bem como de municípios recebam nomes religiosos ligados ao catolicismo. Esse é o motivo pelo qual existem os estados de São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, bem como os municípios de Aparecida do Norte, Salvador, Santa Maria, São Jerônimo, São Leopoldo, Bom Jesus etc.

Até onde sei vivemos em um estado laico.

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais