Buscar

Qual é o modo de constituição, administração e extinção de uma associação civil?

💡 2 Respostas

User badge image

Allan Carvalho

SEGUE EM ANEXO

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Se tratando de pessoa jurídica, sua constituição se dá pelo registro dos atos constitutivos no órgão competente. No presente caso, ocorrerá com o registro do estatuto (art. 54, do CC) perante o RCPJ (não é a JUCERJA em razão da finalidade não-econômica das associações. Ademais, o estatuto deve preencher requisitos básicos (incidos do art. 54, do CC):

Art. 54. Sob pena de nulidade, o estatuto das associações conterá:

I - a denominação, os fins e a sede da associação;

II - os requisitos para a admissão, demissão e exclusão dos associados;

III - os direitos e deveres dos associados;

IV - as fontes de recursos para sua manutenção;

V – o modo de constituição e de funcionamento dos órgãos deliberativos;           

VI - as condições para a alteração das disposições estatutárias e para a dissolução.

VII – a forma de gestão administrativa e de aprovação das respectivas contas.    

A administração se dará por administrador nomeado no estatuto, que pode ser destituído por assembleia geral, convocada especiamente para esse fim, preenchido o quorum fixado em estatuto (art. 59, I e §único, do CC). Lembramos, ainda, que a associação não possui finalidade lucrativa, mas seu administrador pode e deve buscar meios de produzir resultados positivos, mantendo o equilíbrio das contas e fazendo com que o excedente seja totalmente reinvestido na associação, inclusive por meio de pagamento de salário, se for o caso.

Ademais, a associação pode ser dissolvida por deliberação em assembleia geral especificamente convocada para isso (art. 59, II e §único, do CC), sendo certo que o remanescente do patrimônio líquido não pode ser distribuído aos membros da associação, salvo a mera restituição daquilo que os associados efetivamente investiram (com correção monetária).

Desta forma, os bens restantes serão destinados a entidades de fins não econômicos, nesta ordem: (i) determinada pelo estatuto; (ii) se omisso, por deliberação dos associados; (iii) se não houver, a instituições do Municípios, do Estado, do Distrito Federal ou da União que possuírem fins semelhantes ou idênticos; (iv) não existindo, para a Fazenda do Estado, do Distrito Federal ou da União. (art. 61, do CC)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais