Buscar

alguem tem os casos concretos de 7 a 10 de historia do direito

💡 1 Resposta

User badge image

Victor Queiroz (Vitão)

Caso 7

 

Os constituintes responsáveis pela elaboração da Constituição brasileira de 1891 optaram pela manutenção do perfil unitário e confessional do então recém-configurado Estado republicano brasileiro, ao mesmo tempo em definiu que a república teria um perfil parlamentarista, estabelecendo que o Parlamento seria unicameral, renovável por meio de eleições convocadas a critério do Presidente da República. Esta afirmativa está CORRETA ou ERRADA? Justifique.

Resposta: Errada a constituição 1891 não trouxe o perfil de uma republica federativa perfil acabou com estado unitário da economia do perfil confessional do estado que e um estado que tem uma religião oficial a constituição de 1824 ela tinha uma religião oficial da república que era presidencialista que o parlamento e bicameral e as duas câmeras era câmera federal e a câmera dos deputados. As eleições era para renovação a critério estimulado pela a constituição de  de que o deputados tinha um mandato de quatro anos e senador tinha mandato de oito anos então a quatro anos tinha eleição.

 

Caso concreto 8

Qual diploma jurídico autorizou pela primeira vez o exercício do direito de voto pelas mulheres no Brasil?

Resposta:  Código eleitoral de 1932 o histórico que estava previsto para o código  eleitoral era o 1934 que trouxe foi o código eleitoral de 1932 que o votos da mulheres era federativa que tinha que ser maior de 21 anos e o código 32 assegurou o voto secreto que criou a justiça eleitoral.

 

Caso Concreto 9

Segundo Francisco Campos, reconhecido como principal autor da Constituição de 1937, em entrevista concedida ao jornal Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, em março de 1945, depois de seu rompimento com Getúlio Vargas, disse que esta Constituição não podia invocar em seu favor o teste da experiência, pois não foi posta à prova, permanecendo em suspenso desde o dia de sua outorga, sendo um texto de valor puramente histórico.  Por que, segundo Francisco Campos, a Constituição de 1937, adquiriu esta característica de um texto de valor puramente histórico?

Resposta: Ela não seria aplicada por que foi ortogada no dia 10 de novembro de 1937 ela trazia a organização da constituição para ser aplicada e se submetida aprovada pelo plebiscito na constituição de cenarista que elaborava pelo o poder forte sem a participação de míngüem e era submetida a aprovação da população através do plebiscito  isso com a forma do poder autoritário que nunca aconteceu que a constituição não poderia ser aplicada ela só poderia ser aplicada depois que ela for oficializada.

 

Caso Concreto 10

Como se encontrava organizada, de acordo com a Constituição de 1946, a justiça federal?

Resposta: existe a chamada de justiça especializada como justiça eleitoral justiça do trabalho e militar. Existe a justiça eleitoral elas não são federais que são ligada a união mas ele não são federais as justiça especializada como juiz de distancia ela não acumula a justiça federal as justiça especializada elas são federais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

COMO RESPONDER OS CASOS CONCRETOS

História do Direito Brasileiro/introduçao do Direito Brasileiro/sociologia

ESTÁCIO

User badge image

Ana Elisa Aninha