Buscar

Autismo grau médio, é motivo para a pessoa ser considerada relativamente incapaz?

💡 6 Respostas

User badge image

Marcos V. D. Carrasco

Olá Matheus, 

Com a entrada em vigor do Estatuto do Deficiente (), o rol de incapazer sofreu um redução drásticae com isso, hodiernamente, são considerados:

 

Absolutamente incapazes: os menores de 16 (dezesseis) anos;

Relativamente incapazes: (1) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos; (2) os ébrios habituais e os viciados em tóxico; (3) aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade; e (4) os pródigos.

 

Isso significa dizer que o autista somente poderá ser considerado relativamente incapaz se não puder exprimir sua vontade. Não sendo este o caso e havendo a necessidade de uma tutela diferenciada para a pessoa, a saída é utilização da TDA (tomada de decisão apoiada), que vem regulada nos arts. 1,728 e ss, do CC.

 

Abraço!

 

4
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Esse Estatuto deve ser coisa de comunista. Na Inglaterra o individuo com 10 anos de idade pode ser preso e processado, pois ainda que raramente, podem ocorrer crimes de morte provocados por agentes daquela idade. Aqui no Brasil, por conta dos "direitos dos manos" do PT, um "cavalo" de 15 anos é 11 meses de idade é considerado absolutamente incapaz. Que piada! Em tempo: o Temer acabou com a "Secretaria de Direitos dos Manos"?

1
Dislike1
User badge image

Camila MB

Não, por causa da lei da inclusão da pessoa com deficiência. O rol dos artigos 3o e 4o do CC/02 foi modificado.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais