Buscar

Qual é a diferença entre Crime Omissivo Próprio e Crime Omissivo Impróprio?

💡 5 Respostas

User badge image

Gabrielly Chaves Melo

Crime omissivo próprio é o que descreve a simples omissão de quem tinha o dever de agir (o agente não fez o que a norma manda. Ex.: Omissão de Socorro - CP, art. 135). Crime omissivo impróprio (ou comissivo por omissão) é o que exige do sujeito uma concreta atuação para impedir o resultado que ele devia (e podia) evitar. Ex.: guia de cego que no exercício de sua profissão se descuida e não evitou o resultado que devia e podia ter evitado (sobre as fontes da obrigação de agir cf. CP, art. 13, § 2°).

8
Dislike0
User badge image

Ricardo

no crime omissivo proprio há somente a omissao de um dever de agir,imposto normativamente, ou seja, o agente nao cumpre um dever legal. Exemplo: Omissao de socorro.

Já, o crime omissivo improprio, o agente tem o dever de agir para evitar a ocorrencia de um fato concreto, neste caso, o agente nao responde pela omissao de socorro, isto é, o agente nao causou, mas, como nao impediu respondera pelo resultado, equiparado ao causador.

7
Dislike0
User badge image

Rodrigo Paixão

omissivo proprio quando o agente deixa de agir nos termos do tipo em apreço improprio quando o agente é posto como garantidor, tendo o dever de agir para evitar o resultado
5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais