Buscar

Pessoa de má-fé, invande imóvel alheio (70 alqueires) intuito de usucapir.Oito anos após morre . A posse do antecessor vincula com o antecessor?

💡 2 Respostas

User badge image

Natália Bosquetto

Olá Thaís. Pelo meu entendimento sim, pois a posse não conta apenas os oitos anos em que a pessoa invadiu o imóvel, ou seja, tem que ver há quanto tempo os antecessores estavam naquele imóvel.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Sim, mantém todas as características.

Nos termos do art. Art. 1.243. O possuidor pode, para o fim de contar o tempo exigido pelos artigos antecedentes, acrescentar à sua posse a dos seus antecessores ( art. 1.207 ), contanto que todas sejam contínuas, pacíficas e, nos casos do art. 1.242 , com justo título e de boa-fé.

Lembramos que não se trata da usucapião rural, do art. 1.239, do CC, em razão da metragem:

"Art. 1.239. Aquele que, não sendo proprietário de imóvel rural ou urbano, possua como sua, por cinco anos ininterruptos, sem oposição, área de terra em zona rural não superior a cinqüenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe-á a propriedade."

Assim, pela ausência de boa-fé, somente verificaremos a usucapião extraordinária, do art. 1.238, do CC: "Art. 1.238. Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais