Buscar

Qual a diferença entre o casamento nuncupativo e o casamento em caso de moléstia grave?

Tratando-se das formas especiais de casamento.

💡 4 Respostas

User badge image

Pedro Ferencz

EM CASO DE MOLÉSTIA GRAVE:

Art. 1.539 CC.

Conceito: pressupõe que estejam satisfeitas as preliminares do casamento e o oficial do registro civil tenha expedido o certificado de habilitação ao casamento, mas a gravidade do estado de saúde de um dos nubentes, o impede de locomover-se e de adiar a cerimônia.

Há todos os requisitos do casamento (noivos, juiz de paz, certificado de habilitação, etc.), porém o casamento é adiantado por motivos de emergência.

Se o nubente enfermo não souber ler ou escrever exige-se quatro testemunhas.

Pode ser realizada, diante da urgência, em locais e horários não previamente determinados.

Exemplo: casamento realizado no hospital.

 

 

NUNCUPATIVO

Art. 1.540 a 1.542 CC.

Conceito: é uma forma especial de celebração do casamento, quando um dos contraentes se encontra em iminente perigo de vida, não havendo assim tempo para a celebração do casamento com todo o formalismo previsto na lei civil.

Também denominado de in extremis vitae momentis ou in articulo mortis ou viva voz.

Não há quase nada de formalidades.

Dispensa para a celebração a existência de processo de habilitação e até a presença do celebrante.

Ante a urgência do caso e por falta de tempo não se cumprem todas as formalidades estabelecidas nos artigo 1533 e seguintes do CC.

Bastará neste caso, que os contraentes manifestem o propósito de casar e, de viva voz, recebam um ao outro por marido e mulher, na presença de seis testemunhas.

Procedimento: artigo 1541, CC.

Eficácia: Nesta esteira, é importante ressaltar que o Código Civil estabeleceu algumas formalidades posteriores a serem observadas, no prazo decadencial de dez dias, para que o casamento nuncupativo produza seus efeitos (art. 1.541). Desta forma, não sendo estas formalidades posteriores atendidas, o casamento não terá eficácia.

Exemplos: quando um dos nubentes é ferido por disparo de arma de fogo; sofreu acidente; vítima de mal súbito. Casamento realizado na estrada. Acidente. Presença de 6 testemunhas.

8
Dislike1
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Casamento em caso de moléstia grave: Art. 1.539. No caso de moléstia grave de um dos nubentes, o presidente do ato irá celebrá-lo onde se encontrar o impedido, sendo urgente, ainda que à noite, perante duas testemunhas que saibam ler e escrever.

Casamento nuncupativo: Art. 1.540. Quando algum dos contraentes estiver em iminente risco de vida, não obtendo a presença da autoridade à qual incumba presidir o ato, nem a de seu substituto, poderá o casamento ser celebrado na presença de seis testemunhas, que com os nubentes não tenham parentesco em linha reta, ou, na colateral, até segundo grau.

 

A diferença é, basicamente, a gravidade da situação e a causa do risco.

Na moléstia grave, doença incurável ou altamente grave acomete um dos nubentes que, sabendo não possuir muito tempo de vida, deseja casar, mas pode aguardar a chegada de autoridade que presida a celebração.

Já no casamento nuncupativo, o risco de vida pode ser causado por moléstia ou não (um acidente, por exemplo), não havendo tempo sequer para aguardar a autoridade ou quando ela não for encontrada a tempo. Assim, poderá casar na presença de 6 testemunhas, nos moldes legais.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais