Buscar

URGENTE! Qual a relação do aldosteronismo com a disfunção dos barorreceptores?

💡 2 Respostas

User badge image

Gerson Dal-Col

A relação poderia ser a ANGII sérica?

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O aldosteronismo primário é o aldosteronismo causado pela produção autônoma de aldosterona pelo córtex adrenal (decorrente de hiperplasia, adenoma e carcinoma). Os sinais e sintomas incluem fraqueza episódica, elevação da pressão arterial e hipopotassemia. O diagnóstico inclui medidas de concentração plasmática de aldosterona e da atividade de renina plasmática. O tratamento depende da causa. Se possível, remove-se o tumor; na hiperplasia, utiliza-se espironolactona ou drogas relacionadas para normalizar a pressão arterial e eliminar outras características clínicas.


Os barorreceptores estão localizados:

No seio carotídeo, carótida interna (numerosos);
Na parede do arco aórtico (numerosos);
Nas parede de todas as grandes artérias da região torácica e cercal (poucos).


Á medida que a pressão sobe, sobe também a estimulação nos receptores de pressão. No entanto, há diferenças de estimulação nos receptores aórticos e carotídeos. Os receptores carotídeos somente são estimulados, geralmente, quando a pressão sistólica está acima de 170 mmHg. Já os receptores para pressão aórticos começam a responder quando a pressão sistólica está acima de 150 mmHg.


Os sinais provocados pelos barorreceptores carotídeos são transmitidos pelos nervos de Hering até os nervos glossofaríngeos situados na região cervical superior. De lá, os sinais chegam até o bulbo no tronco encefálico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais