Buscar

Direito do Consumidor - Conta de Consumo empresa publica

Olha, tenho uma casa fechada ha muitos anos, ocorre que nao utilizava a agua, nem tampouco a casa era abastecida. Veio cobrança dos anos de 2005 a 2009. Estas dividas estao prescritas ou decaiu ? eles podem me cobrar? o que fazer para regularizar tanto adminitrativamente quanto judicial. Lembrando q a agua do imovel permanece cortada.

💡 4 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Prezado, contas de serviços públicos, como água, energia e telefone, podem ser cobradas até 10 anos depois do vencimento. (Arts 205, 206, CC). A prática das concessionárias é cobrar apenas as dívidas com menos de 5 anos, mas o consumidor não fica livre do débito antes dos 10 anos.

1
Dislike0
User badge image

Matheus Felipe

mas, reza tambem que prescrevem dividas em contratos particulares e publicos em 5 anos, logo tenho com a empresa de agua contrato publico... Nao seria assim?

0
Dislike0
User badge image

Marcelo Souza

O artigo fala em instrumento público ou particular, não em contrato. Para reforçar a resposta, vide parecer do STF: http://stj.jusbrasil.com.br/noticias/2046315/stj-define-natureza-e-prazo-prescricional-da-tarifa-de-agua-e-esgoto

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais