Buscar

Como saber se as permutações que fizer numa matriz darão em outra diagonalmente dominante?

Refiro-me a isso para utilizar o método de Gauss-Jacobi ou Seidel. Como permutar se o sistema precisar ser modificado? Utilizei o método de Gauss-Jacobi.

Ex.: 7x+6y+15z=4

       2x-5y=-8

       4x+y-z=7

Minhas permutações resultaram nessa matriz → 15 6 7

                                                                      0 -5 2

                                                                      -1 1 4

A solução inicial é o vetor nulo. Minhas respostas ficaram em ordem decrescente comparadas ao livro. Livro: 0.878;2.167;-1.314

Minha resposta:  -1.314;2.167;0.878

ME AJUDEM!

💡 2 Respostas

User badge image

Rafa Carneiro

b-1

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O método de eliminação de Gauss-Jordan para solução de sistemas de equações lineares, também conhecido como escalonamento, baseia-se em três transformações elementares. Para resolver sistemas de equações lineares utilizando eliminação de Gauss-Jordan, deve-se seguir os seguintes passos:

1 - Definir uma matriz aumentada.
2 - De fato, o algoritmo da eliminação Gauss-Jordan é dividido em eliminação progressiva e substituição de volta. Eliminação progressiva da Calculadora de Gauss-Jordan reduz a matriz para a forma escalonada por linhas. Substituição de volta da calculadora de Gauss-Jordan reduz a matriz para a forma escalonada por linhas reduzida. Mas praticamente, é mais conveniente eliminar todos elementos abaixo e acima de uma vez ao utilizar a calculadora de eliminação Gauss-Jordan. Nossa calculadora utiliza este método.
3 -É importante notar que durante o cálculo usando a calculadora de eliminação Gauss-Jordan, se uma matriz tem pelo menos uma linha de zero com o lado direito NÃO zero (coluna de termos constantes), o sistema de equações é inconsistente. O vetor de solução deste sistema de equações lineares não existe.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais