Buscar

Com relação ao art. 5º da LINDB, qual a diferença entre fins sociais e o bem comum?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Fins sociais é quando a norma atinge a sua finalidade essencial na sociedade que é regular as relações entre os indivíduos de uma região/comunidade. Bem comum: em conjunto com o conceito acima é quando a norma consegue o seu fim utilitarista, isto é, consegue atender os anseios da sociedade como um todo, visto que, é possível a norma atingir o fim social sem atingir o bem comum.
1
Dislike0
User badge image

Marcelo Souza

Fins sociais está mais relacionado a promover a justiça social, ou seja, possibilitar a inclusão social dos menos favorecidos. Já o bem comum é um conceito em que se busca possibilitar que todos consigam o que buscam ainda que os menos favorecidos não consigam obter o mesmo nível de satisfação que as pessoas que possuem melhores condições econômicas.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Por bem comum, temos que o juiz deverá, na aplicação da lei, atender ao bem da coletividade, ou seja, não pode determinar que a tutela do que requer determinado indivíduo gere um caos coletivo, prevalecendo o interesse público sobre o privado.

Já em relação aos fins sociais, deve o juiz aplicar a lei de forma que ela sirva às finalidades para a qual foi criada, atendendo aos fins a que veio cumprir.

Lembramos que a diferença é sutil e, por se tratar de conceito aberto ou cláusula aberta, temos que apreciar o caso concreto para melhor definição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais