Buscar

Qual a diferença entre o estrito cumprimento do dever legal e do exercício regular de direito? É a mesma coisa?

💡 2 Respostas

User badge image

Cezar Castro

ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL: trata-se da ação praticada em cumprimento de um dever imposto por lei, penal ou extrapenal, mesmo que cause lesão a um bem juridicamente protegido de terceiros. Ocorre o estrito cumprimento do dever legal quando a lei, em determinados casos, impõe ao agente um comportamento. Nessas hipóteses, amparadas pelo artigo 23, III, do Código Penal, embora típica a conduta, não é ilícita.

EXERCÍCIO REGULAR DE DIREITO

 

 é o desempenho de uma atividade ou a prática de uma conduta autorizada por lei, que torna lícito um fato típico. Essa excludente da antijuridicidade vem amparada pelo art. 23, II do Código Penal, que emprega a expressão direto em sentido amplo. A conduta , nesses casos, embora tíica, não será antijurídica, ilícita.

Exemplos de exercício regular de direito largamente difundidos na doutrina:

Correção de filho pelo pai
Violência esportiva, praticada nos limites da competição
Prisão em flagrante por particular;
Direito de retenção por benfeitorias previsto no Novo Código Civil;
Desforço imediato no esbulho possessório.
Trote acadêmico ou militar;

 

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Não se trata da mesma coisa, tanto que os diversos ramos do direito costumam listar os dois, com ênfase no Direito Penal e no Direito Civil. Lembramos que, conforme bordão jurídico antigo: "a lei não traz palavras inúteis".

Partindo da premissa, podemos notar que a diferença é sutil:

No estrito cumprimento do dever legal, temos uma obrigação específica, que impõe que determinado indivíduo aja daquela forma (e.g. bombeiro, policial, pai, mãe);

No exercício regular do direito, temos um direito genérico, que impõe que cada um pode exercer um direito subjetivo ou então fazer aquilo que a lei não proíba ou deixar de fazer aquilo que a lei não imponha (e.g. José pode dizer a João que ajuizará ação de despejo caso permaneça inadimplente com os alugueres do imóvel que locou, pois se trata de direito subjetivo, razão pela qual não pode incorrer em crime de ameaça por isso)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais