Buscar

Tem direito a estabilidade, gravidez em contrato temporário ou determinado?

Sabemos que em contrato de tempo indeterminado tem direito a estabilidade, porém, em contrato temporário tem direito ? Se sim, quanto tempo em cada um?

💡 33 Respostas

User badge image

Cyntia Galhões

Sim, mesmo em contrato temporário, A jurisprudência do TST entendia que não caberia à gestante, quando contratada por termo prefixado, nenhuma estabilidade e nem mesmo licença maternidade, visto que empregador e empregada já haviam acordado o fim do contrato trabalhista. Porém, tal entendimento foi modificado recentemente.

A interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal ao art. 10, II, b, do ADCT foi o de que a estabilidade provisória instituída a favor da gestante visa proteger a maternidade e o nascituro, sendo irrelevante para esse específico efeito a forma de contratação, pois se trata de garantia de caráter social. têm direito à estabilidade provisória prevista e também à licença maternidade de 120 (cento e vinte) dias e estabilidade do momento da concepção do feto até 5 (cinco) meses após o parto.

11
Dislike0
User badge image

Paulo Oliveira

Resposta completa Cyntia, muito obrigado pelo esclarecimento!

5
Dislike0
User badge image

Cyntia Galhões

Imagina, Paulo ... por nada !!!

O que precisar, pode contar !!! :)

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais