Buscar

qual a diferencia entre sociologia e psicologia social ?

💡 2 Respostas

User badge image

daureny silva dos reis

Você saberia dizer quais são as diferenças entre psicologia social e sociologia? Embora pareçam a mesma coisa, não são. Por outro lado, elas compartilham alguns elementos na sua definição e o surgimento de uma depende em parte, da outra. No início, havia apenas a sociologia e a psicologia. Uma parte da psicologia se interessou pelos processos sociais e grupais e, assim, surgiu a psicologia social. Por isso os nomes estão relacionados. A psicologia social nasceu da integração da psicologia com a sociologia.

A sociologia, por outro lado, também estava interessada nos processos individuais que a psicologia estudava. A interação entre as pessoas e o seu ambiente tornou-se objeto de reflexão por parte dos sociólogos, afastando-se de outras abordagens macrossociológicas. Portanto, podemos dizer que houve uma grande influência de uma sobre a outra e vice-versa.

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Podemos afirmar que o assunto estudado pelos dois campos é o mesmo, mas a perspectiva de cada uma é diferente. Ou seja, embora ambos sejam ciências muito importantes no conjunto das Ciências Humanas que têm como objeto de estudo o comportamento humano, elas operam em campos diferentes. Enquanto o foco da Sociologia está em estudar como as organizações e instituições que formam a estrutura social são criadas, mantidas e modificadas, a psicologia social tem como objetivo final analisar a interação entre o indivíduo e a sociedade. Ambas exerceram grande influência uma sobre a outra, mas hoje esses campos de conhecimento se isolam para se concentrar em aspectos específicos e particulares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais