Buscar

Por que o metabolismo usa um ciclo tão extenso quanto ciclo de Krebs para oxidar uma molécula tão simples como o ácido acético?

💡 2 Respostas

User badge image

lara

Para não sobrecarregar energeticamente a celula.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O acido acético é obtido por meio do metabolismo de micro-organismos, principalmente bactérias, que utilizando uma fonte de carbono em um processo fermentativo o liberam como metabólito.


A maioria dos ácidos graxos usados pelo organismo é suprida pela dieta. Quantidades excedentes de proteínas, carboidratos e outras moléculas podem ser convertidas em ácidos graxos, que são armazenados como triacilgliceróis. A síntese de ácidos graxos ocorre principalmente no fígado. O processo incorpora carbonos da acetil-CoA na cadeia de ácido graxo em crescimento, usando ATP e NADPH.


A primeira etapa da síntese de ácido graxo é a transferência de unidades de acetato para o citosol, a Partir da acetil-CoA mitocondrial. A coenzima A, não pode atravessar a membrana mitocondrial. Somente a porção acetila pode ser transportada para o citosol. Isso acontece na forma de citrato (oxalato + acetil-CoA). Na matriz mitocondrial ocorre a clivagem do citrato pela ATP-citrato-liase, que o converte em oxalato e acetil-CoA novamente.


Em seguida, tem-se energia para as condensações carbono-carbono na síntese de ácidos graxos é suprida pelo processo de carboxilação e descarboxilação dos grupos acetilas no sitosol.


A terceira fase consiste na ocorrência de um conjunto de sete reações comandadas pela enzima multifuncional Ácido graxo-sintetase. O resultado dessas reações é a produção de um composto com quatro carbonos (buritil).

 

Fonte:

https://www.infoescola.com/quimica/acido-acetico/

http://mundobioquimico.blogspot.com/2013/06/metabolismo-dos-acidos-graxos.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais