Buscar

Qual o papel do "Amicus Curiae", conforme a sistemática do Código de Processo Civil de 2015?

Respostas

User badge image

Estudante PD

O amicus curiae ou amigo do tribunal previsto pelo CPC entre as hipóteses de intervenção de terceiros mostra-se preponderantemente como um auxiliar do juízo em causas de relevância social, repercussão geral ou cujo objeto seja bastante específico, de modo que o magistrado necessite de apoio técnico. Não é ele propriamente parte no processo mas em razão de seu interesse jurídico institucional na solução do feito ou por possuir conhecimento especial que contribuirá para o julgamento, é convocado a manifestar-se ou se dispõe a atuar como colaborador do juízo.
1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Amicus curiae também significa "amigo da corte" e tem como função auxiliar o juiz ou relator, bem como o respectivo órgão colegiado que integra, a decidir sobre determinada matéria, desde que cumpra os requisitos, quais sejam:

1) Existir relevância da matéria, especificidade do tema ou repercussão social da controvérsia;

2) Ser pessoa jurídica ou natural, órgão ou entidade, desde que especializado e com representatividade adequada.

3) Ter a participação admitida pelo juiz ou relator;

Art. 138, do CPC:

"Art. 138. O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação."

Os poderes do amicus curiae serão definidos pelo juiz ou relator que o admitir e terá legitimidade para recorrer da decisão que julgar incidentes de resolução de demandas repetitivas (IRDR). Vejamos o art. 138, §§ 2º e 3º, do CPC:

"Art. 138. [...]

§ 2º Caberá ao juiz ou ao relator, na decisão que solicitar ou admitir a intervenção, definir os poderes do amicus curiae .

§ 3º O amicus curiae pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando