Buscar

Como funciona a utilização e a toxicidade dos corpos cetônicos pelos: Cérebro e coração ?

💡 2 Respostas

User badge image

.

oo

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O cérebro, que normalmente depende da glucose como fonte de energia, pode também utilizar corpos cetônicos durante um jejum prolongado (após 2 ou 3 dias).Isso reduz a necessidade de produção de glicose pela gluconeogênese durante jejum prolongado, “economizando” assim, a proteína muscular que fornece aminoácidos para gluconeogênese durante jejum.


Corpos cetônicos são moléculas solúveis em água, que podem atravessar a barreira hematoencefálica. Essas barreiras são as estruturas no sistema nervoso central que mantém as substâncias encontradas na corrente sanguínea, fora do cérebro. Eles ultrapassam essas barreiras e levam energia necessária para o cérebro.


O coração possui reservas de energia que são poupadas para momentos de carência energética, como por exemplo, durante a isquemia. A isquemia é a interrupção do fluxo sangüíneo para determinado órgão, diferente da hipóxia, que é a interrupção apenas da chegada de oxigênio, podendo ou não haver fluxo sangüíneo.


Dessa forma, observa-se uma intensa produção hepática de corpos cetônicos nesses pacientes, assim como uma grande utilização desses substratos como fonte de energia pelos miócitos cardíacos, mesmo em situações pós-prandiais. Vale ressaltar que o acúmulo de corpos cetônicos na corrente sanguínea (cetose), observado na diabetes não tratada, pode levar a um quadro de acidose metabólica severa (cetoacidose) nesses indivíduos.

Fonte:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA6B4AF/bioquimica-dos-sistemascardiovascular-respiratorio?part=2

https://drjulianopimentel.com.br/fitness/corpos-cetonicos-quais-beneficios/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais