Buscar

Qual a diferença entre associação criminosa e constituição de milicia privada ?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Associação Criminosa se caracteriza quando 3 pessoas se unem para praticar crime, conforme Art 288 do CP.

Para que aja reconhecimento de associação criminosa é necessário haver sócios, estes não necessitando ter nenhum requisito especifico para atuar, bastando apenas desenvolver uma atividade permanente, ou seja, não eventual. 

Por não existir requisitos especificos é que relatamos que o Sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, contra a coletividade que é o sujeito passivo. 

O objetivo dessa associação é praticar varios atos ilegais, ilicitos e culpaveis, não possuindo nenhum especifico para sua atuação.

 

Por sua vez, a milicia privada se caracteriza quando 4 ou mais pessoas se unem com objetivo de praticar atos criminosos. Esse grupo pode ser organização paramilitar, milicia particular,grupo ou esquadrão. 

Milicia particular - é um grupo de ex-civis ou não, que se unem com objetivo de restabelecer a paz , utilizando de coeção e o uso de violencia, para restabelecer uma ordem/segurança que havia sido retirada.

Organização Criminal - são asociações civis que se parece com militares sem sê-lo.

Grupo ou esquadrão - são os justiceiros que faz a justiça com as proprias mãos, na ausencia de aplicabilidade das leis. Matança de pessoas conhecidas como "marginais". 

 

6
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O crime de associação criminosa está previsto no artigo 288 do Código Penal, já o crime de Constituição de Milícia Privada está no artigo 288-A do Código Penal que dispõem respectivamente:

   Associação Criminosa

        Art. 288.  Associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes:     

        Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos.   

        Parágrafo único.  A pena aumenta-se até a metade se a associação é armada ou se houver a participação de criança ou adolescente.   

Constituição de milícia privada         

Art. 288-A.  Constituir, organizar, integrar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão com a finalidade de praticar qualquer dos crimes previstos neste Código:      

Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos.   

As diferenças existentes é que no crime de associação criminosa o número de indivíduos é no mínimo três, já no crime de constituição de milícia privada a lei não dispõem taxativamente o número mínimo sendo que a doutrina majoritária menciona o número de três agentes criminosos. Na associação criminosa o crime praticado pode estar no código penal ou em leis esparsas, já na constituição de milícia privada o crime deve estar previsto apenas no Código Penal. No crime de associação criminosa o ânimo dos agentes é apenas para cometer crimes, já no crime de constituição de milícia privada há algo a mais, isto é, uma organização paramilitar, grupo ou esquadrão que domina determinada região por exemplo. 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais