Buscar

Conceito da formação do lenho inicial e tardio??

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Barcellos

Em regiões temperadas, principalmente, há variações no desenvolvimento das celulas parenquimáticas presentes no lenho de indivíduos arbóreos em função das condições climáticas sazonais. No inicio do período vegetativo(que no Hemisfério Sul inicia-se com a primavera em meados de setembro) as células estão com seu crescimento cada vez mais intenso, por isso as células estão com lume maiores, contendo mais substâncias de reserva, e suas paredes são mais delgadas devido a acelerada atividade celular, formando deste modo o lenho inicial.

Com as quedas de temperaturas do fim do ciclo vegetativo(outono), a planta reduz a sua atividade devido as condições climáticas, o que pode ser percebido pelas paredes mais grossas das células parenquimáticas, lume menores e maior pigmentação das células, sendo formado o lenho tardio. Tal fenômeno forma os chamados anéis de crecimento, quando há variação expressiva entre as épocas de período quente e frio, o que não ocorre em regiões próximas à linha do Equador. Ao longo da sua vida, o individuo passara por diversas fases de maior e menor atividades celulares.

 

A atividade celular é maior nas épocas de calor, pois observa-se que a porção de células com lumes maiores e paredes celulares menores é mais espessa do que a porção do inverno, que é mais escura e menos espessa.

0
Dislike0
User badge image

Vitória Melo

Em espécies que apresentam múltiplas brotações, como o Pinus taeda, cada novo inicio de crescimento produz novo lenho inicial, o que freqüentemente ocorre antes que a formação do lenho tardio tenha iniciado. Por isso, a transição do lenho inicial para o tardio irá variar não somente pelas condições ambientais, particularmente com a umidade do solo, mas também a diferentes alturas no fuste da árvore. As células de lenho inicial e tardio (traqueóides em coníferas) são facilmente identificáveis na madeira adulta, porém na madeira juvenil, a presença da zona de transição é freqüentemente extremamente difusa. A zona de transição na madeira juvenil consiste de células com diâmetro radial grande típicos de lenho inicial, mas com parede secundária de espessuras variáveis aproximando-se daquelas de lenho tardio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais