Buscar

Qual a função e os tipos de proteínas de transporte?

💡 2 Respostas

User badge image

Débora Martins

Permitem o transporte de inúmeras moléculas essenciais para a sobrevivência da célula ( água, íons, etc) e ainda a excreção de produtos do metabolismo celular que não serão mais utilizados. Os tipos de proteínas de transporte são centenas e foram subdivididos em proteínas de canais ( criam um poro para a passagem para as moléculas)  e proteínas transportadoras ( semelhante ao transporte enzimático).

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Muito poucas moléculas entram ou saem das células, ou atravessam membranas organelares, sem a ajuda de proteínas. Mesmo o transporte de moléculas, como a água e a ureia, que podem se difundir através de bicamadas fosfolipídicas puras é freqüentemente acelerado por proteínas de transporte. A taxa de transporte pelos três tipos difere consideravelmente devido a diferenças no seu mecanismo de ação.


Bombas ATP (ou simplesmente bombas ) são ATPases que usam a energia da hidrólise de ATP para mover íons ou pequenas moléculas através de uma membrana contra um gradiente de concentração química ou potencial elétrico. Esse processo, chamado de transporte ativo , é um exemplo de reação química acoplada.


As proteínas do canal transportam a água ou tipos específicos de íons para baixo sua concentração ou gradientes de potencial elétrico, uma reação energeticamente favorável. Eles formam uma passagem de proteína através da membrana através da qual múltiplas moléculas de água ou íons se movem simultaneamente, em fila única a uma taxa muito rápida - até 10 8 por segundo.


Os transportadores , uma terceira classe de proteínas transportadoras de membrana , movem uma grande variedade de íons e moléculas através das membranas celulares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais