Buscar

qual a importância dos intermediários metabólicos fosforilados da glicólise?

💡 1 Resposta

User badge image

Lara Borges

A glicólise ou glucólise é a seqüência metabólica de várias reações enzimáticas, em que a glicose é oxidada produzindo duas moléculas de piruvato e dois equivalentes reduzidos de NAD+, que ao introduzirem-se na cadeia respiratória, produzirão duas moléculas de ATP.

Os organismos primitivos se originaram num mundo cuja atmosfera carecia de O2 e, por isto, a glicólise se considera como a via metabólica mais primitiva e , portanto, está presente em todas as formas de vida atuais.

A mais comum e conhecida forma de glicólise é a rota de Embden-Meyerhof, que foi inicialmente elucidada por Gustav Embden e Otto Meyerhof. Entretanto, o resto desse artigo usará o termo glicólise para explicar a via metabólica mais comum pela qual ocorre: a rota de Embden-Meyerhof.

Visão Geral

Glicólise deriva do grego e quer dizer dissolução do açúcar. É a sequencia de reações que converte a glicose em piruvato com a concomitante formação do ATP. A glicólise nas células eucariotes ocorre no citoplasma.

•Nesta fase, de cada molécula de glicose forma-se 2 ATP e 2 NADH •A reação global da glicólise é:

Glicose + 2 NAD+ + 2 ADP + 2 Pi → 2 NADH + 2 piruvato + 2 ATP + 2 H2O + 4 H+

Etapas da glicólise: A glicólise se divide em duas partes:

•Na primeira parte a glicose é fosforilada com o gasto energético de uma molécula de ATP para dar glicose-6-fosfato, que se isomeriza para formar frutose-6-fosfato. A partir da frutose-6-fosfato e com gasto de outra molécula de ATP se forma a frutose-1,6-bifosfato. Até esta parte foram gastas duas moléculas de ATP. Esta é uma reação irreversível na qual intervém a glicose e o ATP, além de ser indispensável o cátion Mg2+ e consta de cinco reações bioquímicas. A importancia dos intermediários fosforilados é:

1)grupos fosfatos são ionizados no pH < 7, dando uma carga negativa aos intermediários que então não conseguem atravessar a membrana (lembrando que a glicólise ocorre no citosol); 2)grupos fosfatos são essenciais na conservação da energia metabólica; 3)a ligação dos grupos fosfato ao sítio ativo da enzima fornece a energia de ligação.

•Na segunda parte da glicólise, a frutose-1,6-bifosfato se quebra em duas moléculas: gliceraldeido-3-fosfato e dihidroxiacetona-fosfato, por meio de uma enzima aldolase. A w.quimica10.com.br dihidroxiacetona-fosfato se transforma em gliceraldeido-3-fosfato duplicando a reação a partir daqui. O gliceraldeído-3-fosfato, sofre ainda cinco reações bioquímicas até converterse em piruvato. O piruvato pode ser oxidado a acetil-CoA, isso na presença de oxigênio, e no ciclo do ácido cítrico vai gerar CO2 e água; o NADH formado vai ser oxidado através da oxidação mitocondrial. Sem a presença de oxigênio (músculos em exercício intenso, hemácias, leucócitos - e outras moléculas com pouca ou nenhuma mitocondria - além de fungos e bactérias) o piruvato vai ser trasformado em lactato ou etanol, dependendo do caso. Isso acontece basicamente para regenerar o poder oxidante do NAD+.

Lógica Química da Glicólise.

A concentração de glucose na corrente sanguínea é mantida a níveis sensivelmente constantes de cerca de 4 -5 mM. A glucose entra nas células por difusão facilitada. Este processo não permite a acumulação na célula de concentrações de glucose superiores às existentes no sangue, pelo que a célula deve ter um processo para acumular glucose no seu interior. Isto é feito por modificação química da glucose pela enzima hexocinase:

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais