Buscar

Em um exame laboratorial com bastonetes e segmentados aumentados seria desvio a esquerda degenerativo ou regenerativo?

Em um exame laboratorial quando vimos que os bastones estão aumentados (4.704--0 à 300) e os segmentados estão aumentados também (45.276---3.000 à 11.500) o desvio seria a esquerda degenerativo ou regenerativo? Por quê?

💡 2 Respostas

User badge image

Jeferson Bruno

O aparecimento de bastonetes na circulação acompanhando a leucocitose, indica resposta positiva do organismo a uma inflamação (desvio à esquerda regenerativo) mas se eles forem em grande número de tal forma que o número de bastonetes exceda o de neutrófilos, estaremos diante de um desvio à esquerda degenerativo, ou seja, a medula não tem condições de enviar à circulação quantidade suficiente de células maduras e acaba liberando as jovens. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Estamos diante de um desvio a esquerda degenerativo, vamos relembrar alguns conceitos:

O desvio nuclear dos neutrófilos é o nome dado a situações onde aparecem neutrófilos circulantes que não possuem o núcleo com dois a cinco segmentos; ele pode ser de dois tipos:

  • Aparecimento de células jovens, de núcleo pouco ou nada segmentado, chamado desvio nuclear de neutrófilos à esquerda ou DNNE;
  • Aparecimento de células velhas, com núcleo hipersegmentado, chamado desvio nuclear de neutrófilos à direita ou DNND.

O DNNE também pode ser classificado quanto à quantidade de células jovens em relação ao número de células maduras, isto é, de acordo com a regeneratividade, sendo dividido em dois tipos:

  1. DNNE regenerativo: é o desvio que acompanha a neutrofilia, no qual o número de bastões ou outras células jovens (metamielócito, mielócito, promielócito e até mieloblasto) é sempre menor do que o de neutrófilos adultos; esta condição geralmente representa bom prognóstico e está de acordo com a evolução fisiológica dos processos inflamatórios; 
  2. DNNE degenerativo: pode representar um aumento do número de bastões sem aumento ou até diminuição do número de neutrófilos maduros ou quando a quantidade de bastões supera a dos neutrófilos adultos, independente de que estejam normais ou alterados. O DNNE degenerativo pode ocorrer por aumento da velocidade de destruição dos neutrófilos fazendo com que a medula óssea não tenha tempo hábil para repor estes números ou por alguma interferência direta na medula óssea que prejudica o processo de maturação destes segmentados; em qualquer um dos casos, o prognóstico não é bom e deve ser considerado de reservado a ruim. 
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais