Buscar

Por que os lipídeos formam miscelas em àgua?

#bioquímica

Respostas

User badge image

Rafael Genario

Um dos príncipais motivos se dá pela solubilidade. Além disso, primeiramente observe a estrutura da membrana da molécula lipídica, na qual é composta por uma ponte hidrofóbica e outra hidrofílica. A hidrofóbica é repelente a água, enquanto que a hidrofílica não.

4
Dislike0
User badge image

Brunno Macedo

Nem todo lipídeo forma micela. Lipídeos anfipáticos formam micelas por questão de afinidade entre as partes que o compõe e o meio ao que está exposto. Uma molécula anfipática é assim classificada por possuir, em si, dupla afinidade. Isto é, porção polar(hidrofílica) e apolar(hidrofóbica) que interagirão entre si e com o meio a fim de se estabelecerem com o mínimo de instabildade termodinâmica.

Em meio aquoso, a porção hidrofóbica interagirá entre si formando um núcleo hidrofóbico enquanto a porção hidrofílica interagirá com o meio formando uma capa protetora polar evitando instabilidades na porção apolar da molécula. Desta forma:

 

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os lipídeos são caracterizados por uma estrutura própria. Uma molécula lipídica possui duas regiões: uma região polar, hidrofílica, conectada a uma região não-polar, hidrofóbica, constituída de uma cadeia hidrocarbonada. Esse tipo de estrutura caracteriza os lipídeos como um grupo de compostos pouco solúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. 
Essa característica molecular promove associações do tipo anfipáticas, reuniões das moléculas lipídicas com interações não-covalentes em meio aquoso. Essas interações têm importantes consequências em nível celular, como a tendência de os lipídeos formarem micelas e bicamadas que constituem as membranas biológicas.
Os lipídeos não são polímeros, isto é, não são repetições de uma unidade básica. Embora possam apresentar uma estrutura química relativamente simples, as funções dos lipídeos são complexas e diversas, atuando em muitas etapas cruciais do metabolismo e na definição das estruturas celulares. Encontram-se distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura. A maioria dos lipídeos possui na sua estrutura ácidos graxos.

Texto retirado de: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/lipideos/23342>.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando