Buscar

O juiz pode dar além do que foi pedido pelas partes?

Segundo aulas o Juiz não pode dar além do que foi pedido pelas partes, entretanto, assistindo a TV Justiça, uma criança que passou mal após comer chocolate entrou com uma ação, e no pedido inicial foi de 6.000,00 por danos morais, entretanto após ser analizado na ultima instância foi decretado o valor de 10.000,00 reais esta é a dúvida.

💡 5 Respostas

User badge image

Ana Luiza Ayres

Não. O Juiz, poderá dar somente o que foi pedido, nada além, nada a menos, e nada fora do pedido realizado. Se pede-se "vermelho", o Juiz tem que dar "vermelho"; se o Juiz não tiver, ou não puder dar o "vermelho", tem que ver algo que se assemelhe com o "vermelho" ou algo mais próximo dele. 

Sentença Ultra Petita: sentença além do pedido, ou seja, concede algo a mais do que foi pedido.
Sentença Extra Petita: sentença fora do pedido, concede algo fora do pedido formulado.
Sentença Citra Petita: sentença inferior ao pedido, dá-se algo a menos do que foi pedido.

No caso da reportagem, o qual o pedido inicial foi de 6.000, teria que ver, se foi o valor da causa, o qual toda ação tem uma valor, ou se foi o que o Autor pediu. 

3
Dislike0
User badge image

Clesyo Kym da Silva Souto Maior

Então, o valor pedido pela parte na inicial foi de 6.000,00 por danos morais. Após consultar o acessor, o mesmo me respondeu que o Juiz não pode dar além ou a mais do que foi pedio, pode sim sentenciar um valor menor que o pedido inicial, entretento, maior não, sendo assim, a parte que ficou sentenciada a pagar o valor estipulado pelo Juiz irá recorrer quanto ao valor sentenciado por danos morais para que seja aaquele pedido pelas partes e não que foi sentenciado a mais pelo Juiz.

2
Dislike0
User badge image

Tiago Cunha

Não pode, embora conforme jurisprudência pacificada do STJ, é possível fazer pedido genérico em ação de danos morais(não informando o valor pretendido).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais