Buscar

Pode ou nao ser anulada ? Alguém me ajudaaaaaa

Os membros integrantes de uma Associação com fins literários reuniram-se em Assembleia Geral em 01.10.2016, para alterar o seu Estatuto. Pelo quórum de votos exigidos foi aprovada a alteração, passando ela a ter fins assistenciais. Agora, em 18.04.2017, um dos associados descobriu que o Estatuto proibia a mudança de finalidade da associação e quer, então, anular aquela decisão da Assembleia Geral. Pergunta-se; À luz do Código Civil, é possível essa anulação?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Sim, visto que, não se passaram 3 anos. Base legal: Art. 48. Código Civil: Se a pessoa jurídica tiver administração coletiva, as decisões se tomarão pela maioria de votos dos presentes, salvo se o ato constitutivo dispuser de modo diverso. Parágrafo único. Decai em três anos o direito de anular as decisões a que se refere este artigo, quando violarem a lei ou estatuto, ou forem eivadas de erro, dolo, simulação ou fraude.
1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Quando a administração for exercida de forma coletiva, como ocorre com as associações, toda alteração estatutária depende de quorum de maioria dos votos dos presentes, exceto se o estatuto dispuser de forma contrária, mas deve ser observado o prazo decadencial de 3 anos para anulação:

"Art. 48. Se a pessoa jurídica tiver administração coletiva, as decisões se tomarão pela maioria de votos dos presentes, salvo se o ato constitutivo dispuser de modo diverso.

Parágrafo único. Decai em três anos o direito de anular as decisões a que se refere este artigo, quando violarem a lei ou estatuto, ou forem eivadas de erro, dolo, simulação ou fraude."

O prazo decadencial de 3 anos permanece, sendo o mesmo para anulação de atos contrários ao estatuto, cuja alteração depende de convocação de Assembleia Geral para essa finalidade específica, dependendo de quorum estabelecido no próprio estatuto (arts. 59, do CC):

Art. 59. Compete privativamente à assembléia geral:         

I – destituir os administradores;       

II – alterar o estatuto.   

Parágrafo único. Para as deliberações a que se referem os incisos I e II deste artigo é exigido deliberação da assembléia especialmente convocada para esse fim, cujo quorum será o estabelecido no estatuto, bem como os critérios de eleição dos administradores.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais