Buscar

Quais os tipos de culpa?

💡 2 Respostas

User badge image

Rafael Costa

Tipos de culpa:
I- Inconsciente.
II- Consciente.
III- Culpa própria.
IV- Culpa imprópria.
1. Inconsciente- Culpa que não há previsão do sujeito.
2. Consciente- Há previsão do resultado, mas não era querido pelo agente. Exemplo: Caçador atira na caça e acaba matando seu amigo. Ele confiava em si mesmo que não aconteceria o acidente por ser experiente em caça.
3. Culpa própria- Culpa comum, quando não se quer o resultado e não prevê o resultado.
4. Culpa imprópria- O sujeito quer o resultado, mas age enganado (erro de tipo vencível), sua ação se da em razão de um erro em face de discriminante putativa. Exemplo. O sujeito encontra um desafeto em um beco escuro. O desafeto põe a mão no bolso, logo a agente saca a arma e dispara pensando estar agindo em legítima defesa, depois se descobre que seu desafeto iria apenas pegar um lenço no bolso, pois estava resfriado e nem aramado estava.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

No Direito Civil, a culpa pode ser em sentido lato ou em sentido estrito.

Culpa lato sensu: é aquela que abrange o dolo e a culpa em stricto sensu. O dolo é a ação a despeito de conhecer os riscos e regras que dispõem em contrário, assumindo o risco de causar dano (dolo eventual), ou a intenção de causar dano direto a alguém (dolo direto).

Culpa stricto sensu: é aquela em que não pretende o causador o surgimento de danos, tampouco assume o risco de causar, mas dirige sua conduta para a prática de um ato, sem observar as conseguência, seja por falta de técnica (imperícia), por desídia (negligência) ou por falta de zelo e atenção (imprudência).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais