Buscar

Qual a diferença entre o princípio da subsidiariedade e o princípio da consunção?

💡 2 Respostas

User badge image

janaina castelo branco

O princípio da consunção

Denominado também princípio da absorção, a norma definidora de um crime constitui meio necessário para preparação ou execução de um outro delito. Em outras palavras, o agente, para satisfazer sua intenção criminosa, pratica dois ou mais crimes, estabelecendo entre os mesmo uma relação de meio e fim, isto é, para alcançar aquele intento, ele utiliza um outro tipo penal. Ex.: A matou B, mas para realização da ação o agente teve que violar o domicílio da vítima.

O princípio da subsidiariedade

Apresenta-se quando, do cometimento de uma conduta inicial faz surgir uma incriminadora que, pela gravidade da atuação do agente, passa a configurar um outro crime. Na utilização desse princípio, devemos observar o grau de violação cometido pelo agente contra o bem jurídico tutelado pela norma.
Imagine que A, sabendo estar contaminado por uma doença venérea, mantém relações sexuais com B. A princípio, A responderá pelo crime do art. 130 do CP - perigo de contágio venéreo, já que o agente expôs a vítima a contágio da moléstia. Entretanto, se dessa ação sobrevier a morte de B, é totalmente possível que A responda por homicídio, ou até mesmo lesão corporal seguida de morte. O juiz deverá analisar no caso concreto a intenção do agente no momento do crime e se o mesmo assumiu o risco de produzir o resultado. Daí, mostra-se a subsidiariedade do art. 130 em relação aos arts. 121 e 129.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

 

Na consunção quando um crime é um meio para outro crime mais grave o crime meio é absolvido, sendo que, o agente só será punido pelo crime mais gravoso. Ex.: Para subtrair um bem, A entra na casa de C e subtrai um objeto valioso. Nesse caso o crime de violação de domicílio fica absorvido pelo crime de furto. 

O princípio da subsidiariedade menciona que o agente será punido pelo crime mais leve apenas quando não for possível a aplicação do crime mais grave. Ex.: Se A joga uma pedra no carro de B quando esse passa e o mata, não responderá pelo crime de dano (menos grave) e sim pelo crime de homicídio (mais grave). 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais