Buscar

O que são coordenadas generalizadas?

💡 1 Resposta

User badge image

Jorge Luis

Segue um link de uma publicação que pode responder à sua pergunta:

https://paginas.fe.up.pt/~mines/publicacoes_pedagogicas/apontamentos/IMC_Lagrange.pdf

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A posição de uma partícula fica definida pelo seu  vetor de posição r , cujas componentes são as suas coordenadas cartesianas x, y, e z.

Para especificar completamente a posição de um sistema de N partículas, serão necessários N vetores de posição, ou, 3N coordenadas cartesianas. No entanto, é possível conhecer a posição de determinados sistemas a partir de um número de variáveis inferior a 3N.

Designa-se por número de graus de liberdade (n) o número mínimo de variáveis necessário para descrever completamente a posição do sistema. Este também é o número  de variáveis independentes que é necessário especificar para conhecer completamente a posição de um dado sistema.

Se uma partícula for obrigada a mover-se sobre uma superfície conhecida (por exemplo, sobre a superfície de uma esfera, ou sobre o plano xy), bastarão 2 coordenadas para definir completamente a sua posição no espaço. Caso a partícula se desloque ao longo de uma linha conhecida, a sua posição ficará especificada a partir de uma única variável.

A escolha das coordenadas generalizadas de um dado sistema não é única. Cabe-nos, portanto, selecionar aquelas que simplificam o tratamento matemático do problema. A seleção das coordenadas generalizadas é algumas vezes chamada de parametrização do problema.

Parametrização

Da observação da figura pode-se concluir que o ponto A apenas se movimenta na vertical, e que a localização da barra fica definida pela sua orientação no plano e pela posição do ponto A. Assim, será natural escolher a distância do ponto A à plataforma (h) e o ângulo da barra com a vertical ( teta) para coordenadas generalizadas deste sistema.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais