Buscar

exemplos de métodos numéricos utilizando o método de Lagrange usando poliônimo de 3 e 4 graus

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Para determinar os coeficientes do polinômio, precisamos resolver um sistema linear de [Maple Math] equações e igual número de incógnitas. Se esse sistema for determinado o problema está resolvido. Entretanto, resolver sistemas com um número grande de equações é um processo muito trabalhoso (você deve ter sentido esta dificuldade "na carne", se resolveu o último desafio da seção anterior!). Mesmo se usarmos um computador para fazer as contas para nós, resolver sistemas de equações é um processo caro em termos de dispêndio de tempo e memória, por isso, outras abordagens são utilizadas.

O objetivo dessa seção é descrever a técnica, chamada de Interpolação de Lagrange, desenvolvida por Joseph L. Lagrange ( 1736-1813), um dos primeiros matemáticos a demonstrar o Teorema do Valor Médio e um dos fundadores do Cálculo das Variações, para resolver este problema. A idéia é descrita a seguir.

 

Suponha que se deseja determinar o polinômio de grau n que passa por [Maple Math] pontos ( [Maple Math] ) dados. Para cada um dos pontos [Maple Math] é fácil construir um polinômio [Maple Math] tal que [Maple Math] [Maple Math] para todo [Maple Math] . Esse polinômio será da forma [Maple Math] [Maple Math] onde a constante A é determinada pela condição [Maple Math] . O polinômio [Maple Math] será o polinômio que procuramos. Os pontos usados nessa construção são chamados de nós. O exemplo a seguir ilustra essa técnica.

 

Fonte: http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap115s1.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais