Buscar

Qual suprimento para idade de casamento? Civil V

💡 2 Respostas

User badge image

Clicya Barros

18 anos

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Existem duas possibilidades:

1) Menor em idade núbil (dezesseis aos dezoito anos):

Basta autorização dos pais ou dos representantes legais. Com a divergência entre os pais, pode qualquer deles recorrer ao juiz para solução do desacordo.

"Art. 1.517, do CC. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil.

Parágrafo único. Se houver divergência entre os pais, aplica-se o disposto no parágrafo único do art. 1.631."

"Art. 1.555, do CC. O casamento do menor em idade núbil, quando não autorizado por seu representante legal, só poderá ser anulado se a ação for proposta em cento e oitenta dias, por iniciativa do incapaz, ao deixar de sê-lo, de seus representantes legais ou de seus herdeiros necessários."

2) Menor que não atingiu idade núbil:

Quando casado antes, poderá confirmar o casamento, quando atingir a idade núbil, desde que haja autorização legal dos pais ou representantes ou eventual supressão judicial.

"Art. 1.553, do CC. O menor que não atingiu a idade núbil poderá, depois de completá-la, confirmar seu casamento, com a autorização de seus representantes legais, se necessária, ou com suprimento judicial."

Mas lembremos que se trata de erro bizarro e que a hipótese é excepcionalíssima, pois, conforme art. 1520, do CC: "Não será permitido, em qualquer caso, o casamento de quem não atingiu a idade núbil, observado o disposto no art. 1.517 deste Código. "

Assim, somente visualizamos a ocorrência em erro grave ou falsificação de documentos, o que não livra o infrator das sanções civis, penais e administrativas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais