Buscar

CASAMENTO INEXISTENTE, NULO E ANULÁVEL DIREITO CIVIL V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASAMENTO INEXISTENTE, NULO E ANULÁVEL
O casamento se realiza no momento em que o homem e a mulher manifestam, perante o juiz, a sua vontade de estabelecer vínculo conjugal, e o juiz os declara casados.
O registro do casamento religioso submete-se aos mesmos requisitos exigidos para o casamento civil.
O registro civil do casamento religioso deverá ser promovido dentro de noventa dias de sua realização, mediante comunicação do celebrante ao ofício competente, ou por iniciativa de qualquer interessado.
EFEITOS SOCIAIS E PESSOAIS DO CASAMENTO
Os efeitos pessoais se concretizam com a mudança de nubentes para cônjuges onde passarão a ser vistos pela sociedade como um casal e que terão um papel dentro dela muito importante, além da procriação. além dos parentes que ambos possuem e que agora comporão uma nova família.
Os efeitos sociais do casamento trazem a constituição de uma família legítima. Além da constituição do estado de casado perante a sociedade, ocorre à emancipação do cônjuge, quando no momento do casamento era menor e com o a celebração desta passa a ter capacidade para todos os atos da vida civil.
casamento inexistente, nulo e anulável
CASAMENTO INEXISTENTE 
O corre quando há ausência de consentimento, bem como, de autoridade competente para sua celebração. Não representa nada na esfera jurídica, assim também, não gera efeito algum não o corre qualquer prescrição ou prazo preclusivo contra o casamento inexistente. Podendo, tal inexistência ser alegada por qualquer pessoa, e também pode o juiz decretá- la oficiosamente. 
CASAMENTO NULO
Será nulo o casamento entre: parentes consangüíneos (ascendentes, descendentes e irmãos, ou colaterais em até o 3º. grau, inclusive); afins em linha reta; pessoas que em razão da adoção, assumem no seio da família posição idêntica aos parentes; pessoas casadas; cônjuge adúltero com o seu co-réu por tal condenado; consorte sobrevivente com o autor do homicídio ou tentativa de homicídio dolosos. 
A segunda causa de nulidade absoluta do casamento é a celebração deste perante autoridade incompetente, que pode ser o juiz que não esteja em exercício ou, então, uma pessoa que não possui tal cargo, como, por exemplo, o juiz de órfãos.
CASAMENTO ANULÁVEL 
O casamento é anulável quando contraído com desatenção a preceitos legais, com vícios de vontade ou, ainda, quando deixou de atender certas Formalidades necessárias à sua validade, que lhe retiram a eficácia. O casamento anulável está disposto no artigo 1. 550 do Código Civil com a seguinte redação:
Art . 1.550. É anulável o casamento: 
I - de quem não completou a idade mínima para casar; 
II - do menor em idade núbil, quando não autorizado por seu representante legal; 
III - por v ício da vontade, nos termos dos arts. 1.556 a 1.558; 
IV - do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o 
consentimento; 
V - realizado pelo mandatário, sem que ele ou o outro contraente soubesse da revogação do mandato, e não sobrevindo coabitação entre os cônjuges; 
VI - por incompetência da autoridade celebrante. 
Parágrafo único. Equipara-se à revogação a invalidade do mandato
judicialmente decretada.
CASAMENTO PUTATIVO
Tem-se por casamento putativo aquele que é maculado por uma das causas de anulabilidade ou nulidade, mas que foi celebrado de boa-fé ao menos por um dos cônjuges. Todos os efeitos jurídicos inerentes ao casamento incidem para o cônjuge de boa-fé e aos filhos que sejam frutos da relação.

Continue navegando