Buscar

Em que se diferem as teorias gerativista e behaviorista em relação à aquisição da linguagem?

💡 2 Respostas

User badge image

Leonardo Rocha

O behaviorismo afirmava que a linguagem humana era interpretada como um condicionamento social, ou seja, o ambiente onde nos encontramos determinava o nosso comportamento. Vejamos um exemplo em que o behaviorista Leonard Bloomfield, afirma que uma criança aprende a falar uma língua no convívio social:

 

                    ''Cada criança que nasce num grupo social adquire hábitos de falar e de respostas nos primeiros anos de sua vida.[...] Sob estimulação variada, a criança repete sons vocais.[...] Alguém, por exemplo, a mãe, produz, na da presença da criança, um som que se assemelha a uma das sílabas de seu balbucio. Por exemplo, ela diz doll [boneca]. Quando esses sons chegam aos ouvidos da criança, seu hábito entra em jogo e ela começa a imitar. [...] A visão e o manuseio da boneca e a audição e a produção da palavra doll (isto é, da) ocorrem repetidas vezes em conjunto, até que a criança forma um hábito. [...]. Ela tem agora o uso de uma palavra. (1933: 29-30).”

 

·O gerativismo surgiu em 1957 por Noam Chomsky, em oposição ao behaviorismo. Para Chomsky, a capacidade humana de falar e entender uma língua é inata do ser humano, ou seja, interna ao organismo humano. Chomsky acreditava que o falante de uma língua tem o conhecimento e capacidade de produzir infinitas frases na qual, é chamado de competência. E o uso que cada falante faz desse conhecimento é chamado de desempenho. Portanto, ideia oposta ao behaviorismo na qual, a linguagem humana era determinada pelo mundo exterior do indivíduo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais