Buscar

O que é teoria eclética?

💡 2 Respostas

User badge image

Gustavo Henrique

Ela mantem os traços principais da teoria abstrata no sentido de que o direito de ação é autonomo e independente. N é no entanto, incondicional e generico, pois so existe quando o autor tem direito a um julgamento de merito, sendo irrelevante se favorável ou não.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

É teoria que visa justificar a ação, trazendo que se trata de direito público, subjetivo, autônomo e abstrato, mas que se aproxima do direito material, a medida que o processo é meio para busca da tutela do direito material e que se dá por meio de atividade jurisdicional, que é provocada pelo exercício do direito de ação.

Essa teoria trouxe as condições da ação, sem os quais não é possível ao juiz examinar o mérito do processo, devendo ser extinto por sentença terminativa.

São as "condições da ação" ou pressupostos para provimento final de mérito: a legitimidade das partes, o interesse de agir (adequação e necessidade) e, no CPC/1973, se encontrava a possibilidade jurídica do pedido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais