Buscar

Qual a diferença entre ossificação Intramembranosa e ossificação Endocondral?

💡 2 Respostas

User badge image

Medicina Jataí

Histogênese significa formação de um tecido. No caso do tecido ósseo a histogênese é também denominada ossificação. Há dois modos básicos de ossificação:

Um dos modos é denominado ossificação intramembranosa. Ela ocorre no interior de tecido mesenquimal (é o tecido conjuntivo embrionário, que contém muitas células-fonte das variedades de tecido conjuntivo -cartilagem, osso, tecido adiposo etc, assim como de células de vasos sanguíneos). Frequentemente este mesênquima forma uma camada ou membrana e por esta razão este tipo de ossificação tem este nome, embora nem toda ossificação intramembranosa ocorra em uma membrana de mesênquima - ela pode ocorrer em qualquer forma de acúmulo deste tecido. Este tipo de ossificação é o que origina principalmente os ossos chatos.

O segundo tipo de ossificação ocorre sobre um modelo de cartilagem. No feto forma-se inicialmente um esqueleto cartilaginoso. Estes "ossos" de cartilagem servem de modelo para a histogênese de ossos que será feita sobre estes modelos. É a ossificação endocondral ou encondral. O esqueleto cartilaginoso é, portanto, substituído pelo esqueleto ósseo. Este tipo de ossificação se dá nos ossos longos e em outros tipos como por exemplo as vértebras, que são classificadas como ossos irregulares.

 

fonte: icb.usp

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Vamos relembrar a fisiologia do osso:

Ossificação Intramembranosa:

Processo pelo qual são formados os ossos chatos do crânio, contribuindo também para o crescimento em espessura dos ossos longos.

Ocorre na membrana conjuntiva de revestimento e tem início pela diferenciação de células osteoprogenitoras (células indiferenciadas) em grupos de osteoblastos.Os osteblastos sintetizam a matriz óssea que logo se calcifica, os aprisionando, sendo chamados agora de osteócitos, formando assim lâminas ósseas irregulares que gradativamente crescem e se fundem.


Ossificação endocondral:
A ossificação endocondral forma, principalmente, ossos curtos e longos em duas etapas - que são: modificações da cartilagem hialina que termina com a morte dos condrócitos e invasão de células osteogênicas e diferenciação das mesmas em osteoblastos nas cavidades anteriormente ocupadas pelos condrócitos para deposição de matriz óssea e formação de tecido ósseo onde inicialmente havia tecido cartilaginoso.

A ossificação endocondral tem início em uma peça de cartilagem hialina que tem forma parecida com o osso a ser formado. Em um osso longo, inicialmente, o tecido ósseo é formado por ossificação intramembranosa do pericôndrio que envolve a diáfise para formar o colar ósseo.

As células cartilaginosas, envolvidas pelo colar, hipertrofiam, morrem por apoptose e a matriz de cartilagem é mineralizada. Vasos sanguíneos do periósteo penetram na cartilagem calcificada para levar células osteoprogenitoras, provenientes do periósteo, que proliferam e diferenciam-se em osteoblastos. Estes osteoblastos formam camadas nos tabiques de cartilagem mineralizada e sintetizam matriz óssea que será mineralizada. Nesse processo, matriz óssea é formada sobre restos de cartilagem. Este é o centro primário de ossificação que, rapidamente, cresce em comprimento até ocupar toda a diáfise. Osteoclastos fazem a absorção de matriz formada no centro da cartilagem para formar o canal medular, no qual células sanguíneas formarão a medula óssea vermelha.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais