Buscar

Qual a diferença entre o processo de ossificação intramembranosa e ossificação endocondral?

Sei que os locais (tecido conjunto e cartilagem hialina) em que ocorrem são diferentes, mas não entendi a diferença do processo em si. 

💡 3 Respostas

User badge image

Vivianne Amanda

A ossificacao intramembranosa ocorre no tecido conjuntivo a partir de celulas mesenquimais, algumas se tornaram fibroblatos enquanto outras, por outros fatores de expressao se tornarão osteoprogenitoras, com alta sintese de matriz extracelular, posteriormente as osteoprogenitoras se transformam em osteoblastos que produzem matriz extracelular em grandes quantidades, no momento que esse osteoblasto é aprisionado pela matriz ele se torna osteócito e tem uma menor capacidade de sintese de MC, trabalhando apenas em sua manutenção.

A ossificacao endocondral ocorre com a formação de um molde de osso de cartilagem hialina, o aumento da oxigenação no centro de ossificacao primario ( que se dá nas diáfises ) pelo fator de crescimento endotelial VEGF (entrada de vasos pelo periósteo - antigo pericondrio) faz com que os condrocitos da cartilagem hialina se tornem hipertroficos e morram por apoptose se tornando osteoblastos que formam as trabeculas e em seguida o osso compacto, no centro forma o canal medular. Concomitante, no centro de ossificacao secundario ( epifases ) ocorre a mesma hipertrofia dos condrocitos se tornando condroblastos, a diferença é que a cartilagem superior é mantida, sendo chamada cartilagem articular, e a cartilagem inferior também sendo chamada disco epifisário ( que é utilizado para o crescimento do osso, sendo ele composto de 5 zonas: zona de reserva, zona seriada, zona hipertrofica, zona calcificada e zona ossificada; o disco ossifica totalmente por volta dos 18-20 anos).

4
Dislike0
User badge image

Karolaine Botelho

A diferença entre os dois é que a ossificação intramembranosa é quando o tecido ósseo ocorre aos poucos em uma membrana natural conjuntiva. Já a ossificação endocondral é uma peça cartilaginosa que serve de molde para o tecido ósseo ir crescendo.

4
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A ossificação - formação de tecido ósseo - pode se dar por dois processos: ossificação intramenbranosa e ossificação endocondral.


Na ossificação endocondral, uma peça de cartilagem, com formato de osso, serve de molde para a confecção de tecido ósseo. Nesse caso, a cartilagem é gradualmente destruída e substituída por tecido ósseo. A ossificação endocondral forma, principalmente, ossos curtos e longos em duas etapas - que são: modificações da cartilagem hialina que termina com a morte dos condrócitos e invasão de células osteogênicas e diferenciação das mesmas em osteoblastos nas cavidades anteriormente ocupadas pelos condrócitos para deposição de matriz óssea e formação de tecido ósseo onde inicialmente havia tecido cartilaginoso.


O processo de ossificação intramembranosa é feito a partir da diferenciação de células mesenquimais em osteoblastos no interior de membranas conjuntivas. Em humanos, os primeiros sinais da ossificação intramembranosa aparecem por volta da oitava semana de gestação e a partir dela são formados ossos do crânio (por exemplo: frontal, parietal, partes do occipital, maxila, mandíbula) e clavícula. A ossificação intramembranosa também é importante para o crescimento dos ossos curtos e aumento da espessura de ossos longos.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais