Buscar

Como definir sistemas vivos?

💡 2 Respostas

User badge image

Lizandro Nunez

Um ser vivo é um organismo de alta complexidade que nasce, cresce, alcança a capacidade para se reproduzir e morre. Estes organismos são formados por uma grande quantidade de átomos e moléculas que constituem uma estrutura material organizada e em constante relação com o ambiente
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A teoria dos Sistemas vivos baseia-se nos princípios básicos da organização dos ecossistemas, vamos analisar alguns deles e ver como isso poderia ser aplicado em nossa vida.

Interdependência: A natureza de todas as relações entre seres é a dependência mútua, o sucesso de um membro da cadeia é compartilhado por todos.Para citar como exemplo observem a quantidade de seres vivos que dependem e se relacionam com uma árvore(SIM UMA ÁRVORE),o passarinho faz seu ninho na árvore, as folhas da árvore realizam a fotossíntese , renovam o oxigênio que nós utilizamos, fornece frutos que servem de alimentos para outros seres vivos e por aí vai. Concluindo todos os seres vivos estão interligados em uma grande teia de interdependência.
Reciclagem: Tudo pode ser reaproveitado, o que é resíduo para uma espécie serve de alimento para outra (Relações de comensalismo). Esse é um grande problema que enfrentamos no mundo atual, vivemos em uma economia de escala com um sistema produtivo linear e também em escala, esse sistema produz muitos resíduos e muitos deles tóxicos e extremamente agressivos ao meio ambiente. Dessa forma extraímos recursos naturais (insumos) beneficiamos esses recursos(muitas vezes utilizando reagentes químicos para isso) e produzimos produtos e resíduos. Devemos repensar da forma a termos linhas de produções cíclicas, onde os resíduos possam ser reaproveitados, gerando não só um bem para o meio ambiente mas também gerando novos empregos e abrindo novas possibilidades de inclusão.
Cooperação: Consiste no intercâmbio de  energia e recursos, em um sistema equilibrado os participantes colaboram e recebem a colaboração de outros participantes, sendo assim trocando experiências e know-how.Esses seres coevoluem.
Flexibilidade: A flexibilidade tem como consequência a constante realimentação que tendem a levar o sistema sempre de volta ao equilíbrio. Excluindo a rigidez dos sistemas , não teremos decisões que privilegiem um lado em detrimento ao outro.
Diversidade: O papel da diversidade está intimamente ligado a estrutura das redes do sistema.Um sistema diversificado é extremamente flexível, pois em uma rede com diversos participantes , ocasionalmente algum participante pode cumprir as obrigações de outro parcialmente.Nos ecossistemas a biodiversidade empresta complexidade a rede,dessa forma diversos seres terão diversas soluções diferentes para o mesmo problema.A diversidade enriquece a comunidade como um todo ,bem como a cada um dos seus membros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais