Buscar

em que consiste o pagamento?

direito civil obrigaçoes

💡 3 Respostas

User badge image

Thaisa Nabozny

Segundo Gagliano, o pagamento é uma das formas de extinção de uma obrigação, caracterizando-se pelo cumprimento voluntário desta pelo devedor, geralmente pela entrega de dinheiro ao credor (o pagamento pode ser alguma outra coisa, não apenas dinheiro, conforme combinado entre as partes). Feito o pagamento, a obrigação é solucionada (solutio) e o devedor é liberado da obrigação.

 

3
Dislike1
User badge image

Suelyn Rezende

Em sentido Lato, sig. a execução satisfatória da obrigação, ou seja, a solução, adimplemento, resolução, cumprimento.

Em sentido Stricto, sig. a execução voluntária e exata por parte do devedor, da prestação devida ao credor, no tempo, forma e lugar previstos no título constitutivo, ou atendendo solicitação do credor, desde q ñ seja compelido.

Cumprir exatamente a prestação devida, sem nenhuma modificação relevante fundada em Lei e sem quaisquer alterações substâncias do vínculo obrigaciona.

O pagamento seria uma espécie do gênero adimplemento, ou melhor, um meio direto e voluntário de extinguir a obrigação, constitui ele, o principal modo de satisfação do interesse do credor de certa obrigação, exaurindo-lhe qualquer pretensão.

1
Dislike0
User badge image

Pedro Pierre

o pagamento consiste na forma de extinção da obrigação, podendo essa dívida seja extinta e até suspensa em caso do devedor pagar o primeiro parcelamento. o pagamento e tanto utilizado no direito das obrigações, como no direito processual civil (processo de execução), direito tributário, etc.

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais