Buscar

O que se entende por normas penais gerais e por normas penais locais?

💡 2 Respostas

User badge image

Bras Freire

As normas penais, estabelecem um padrão organizativo mais especializado dentro da estrutura jurídica, possibilitando uma compreensão de adequação e de punição por parte do Estado capaz de estabelecer padrões de conduta capazes de manter a paz social, fim primordial do Direito. É por essa razão que se diz que o direito penal é a ultima ratio, a ultima razão, o ultimo padrão de imposição e de punição de condutas que deve ser utilizado, devendo-se sempre serem tomados como meios para a manutenção do controle social os demais elementos de controle social, bem como os outros ramos jurídicos.
Segundo Damásio de Jesus (2010, p. 60) as normas gerais se refere a todos os estados da federação, indistintamente, enquanto que as locais é classificada segundo a extensão espacial de sua aplicação, sendo as últimas de exceção, determinadas por condições peculiares a certas regiões do Estado.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Norma penal geral é aquela aplicada a toda uma região sem distinção, sendo assim, é a regra geral de aplicação da lei penal no direito brasileiro, pois, a lei penal aplica-se em todo território nacional. A norma penal local é aquela que se aplica apenas a determinados lugares de modo restritivo. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais