A maior rede de estudos do Brasil

contas a pagar fica em qual lugar do balaço patrimonial ?

Contabilidade e Controladoria

UNIDERP - ANHANGUERA


2 resposta(s) - Contém resposta de Especialista

User badge image

RD Resoluções Verified user icon

Há mais de um mês

Contas a pagar é uma obrigação que a empresa tem com terceiro.

Obrigações ficam do lado direito do balanço, ou seja, no passivo.

Sempre que uma conta for uma obrigação da empresa ela ficará no passivo

Portanto, contas a pagar fica no passivo no balanço patrimonial.

 

Contas a pagar é uma obrigação que a empresa tem com terceiro.

Obrigações ficam do lado direito do balanço, ou seja, no passivo.

Sempre que uma conta for uma obrigação da empresa ela ficará no passivo

Portanto, contas a pagar fica no passivo no balanço patrimonial.

 

User badge image

Adriana

Há mais de um mês

passivo circulante
User badge image

Mariana

Há mais de um mês

Passivo Circulante

 

Passivo Circulante  - é tudo aquilo que uma companhia deve a seus fornecedores e credores, no curto prazo. São dívidas de curto-prazo que normalmente necessitarão que alguns ativos circulantes da companhia sejam convertidos em dinheiro para que possam ser pagos. São contas que tem seu prazo de vencimento em menos de um ano. Da mesma forma que são contas que precisarão ser pagas, são também origens de ativos. Qualquer dinheiro que a companhia tira da sua na linha de crédito ou de suas contas a pagar são transformadas em ativos que, quando colocados em ação, fazem com que a companhia consiga crescer. Existem cinco tipos básicos de ativos circulantes: Contas a pagar (ou Fornecedores),Encargos a Apropriar (impostos, taxas e contribuições), Empréstimos e Financiamentos de curto prazo (incluindo a porção da dívida de longo prazo que será paga no ano corrente).

 

Contas a Pagar (ou Fornecedores) - é o dinheiro que a companhia realmente deve a seus fornecedores, sócios e empregados. De uma forma geral, este são os custos básicos que a companhia incorre para fazer o seu negócio e que, por qualquer motivo, não pagou ainda. As contas a pagar de uma companhia são as contas a receber de outra companhia, razão pela qual os dois termos estão estruturados assim, de forma análoga. As companhias têm o poder de empurrar para frente algumas de suas contas a pagar, que freqüentemente ocasionarão um aumento tanto nos lucros da companhia como nas contas a pagar.

 

Encargos a Apropriar (impostos taxas e contribuições) - são contas de atividades que a companhia se envolveu e não pagou ainda. Estas são normalmente despesas de marketing e de distribuição que são descontadas de acordo com um calendário e ainda não venceu. Os impostos são um tipo específico de despesa. Eles incidem sobre os lucros do ano sendo pagos segundo um calendário específico de acordo com as leis tributárias. Existem outras taxas que também não são pagas trimestralmente sendo pagas de uma só vez quando vencem.

 

Empréstimos de Curto Prazo – É quanto a companhia retirou de capital de sua linha de crédito (de um banco ou outra instituição financeira), e que necessita ser pago nos próximos 12 meses. A companhia também pode ter uma parcela da sua dívida de longo-prazo a vencer ainda neste ano, razão pela qual ela é contabilizada como passivo circulante, mesmo que seja de longo prazo – um pequeno macete de contabilidade.

 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos especialistas