Buscar

paciente deu entrada no hospital apresentando dispneia, tiragem intercostal, muita difíciculdade respiratória, relata ser fumante há 30 anos.

Foi instalado oximetro de pulso que mostrou sat O2 de 75% o exame de gasometria revela: Ph: 7,15 PCO2: 68 m Hg qual é o distúrbio acido-base presente na gasometria? justifique sua resposta

💡 9 Respostas

User badge image

Gabriela Lepore

Acidose respiratória.

Nível do Ph abaixo de 7,35 acusando a acidose e nível de PCo2 acima de 45 mmHg resultante de uma ventilação reduzida dos alvéolos pulmonares, levando a uma alta concentração de dióxido de carbono.  

 

2
Dislike0
User badge image

Julia campos

obrigadaa
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A faixa de pH homeostático é de 7,35 a 7,45. Valores fora deste intervalo provocam distúbios ácido-base no sangue.


No caso descrito pelo enunciado, o paciente possui um valor de pH igual a 7,15, além de um valor de PCO2 maior do que 45mmHg. Assim, verifica-se um pH muito ácido e, portanto, atribui-se a essa situação o distúrbio denominado Acidose. Além disso, o valor de PCO2 é alto, indicando retenção de CO2 no sangue. Isto é, há deficiência respiratória no quadro do paciente.


Portanto, verifica-se que o distúrbio presente na gasometria é Acidose Respiratória.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais