Buscar

QUal a diferença de gás ou líquido newtoniano?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Isaac Newton descreveu as propriedades de um “líquido ideal” no século XVII, e uma delas é a viscosidade – basicamente, a quantidade de atrito/resistência que existe para uma determinada substância fluir. O oobleck é o oposto do ideal.

Em um fluido ideal de Newton, a viscosidade depende em grande parte da temperatura e pressão: a água continuará a fluir – ou seja, agir como água – independentemente de outras forças que agirem sobre ela.

No entanto, em um fluido não-newtoniano – como o oobleck – a viscosidade muda em resposta a uma tensão aplicada nele, fazendo-o se comportar no limite entre líquidos e sólidos.

Do ponto de vista da física, estamos falando de partículas microscópicas suspensas em líquido (coloides). De um lado, estão os físicos que pensam que o atrito entre esses micropartículas suspensas impede que o fluido não-newtoniano se comporte sempre como um líquido.

De outro lado, estão os que defendem uma explicação hidrodinâmica: as micropartículas se aproximam após sofrerem impacto; o líquido entre elas é forçado a sair, formando aglomerados; e tudo isso produz resistência que desacelera as partículas, impedindo o fluido de realmente fluir.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais