Buscar

Quais são os principais tratamentos farmacologicos para a hipersensibilidade?

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Rúbia Pelloso

Oi!

Então, existem mais de um tipo de hipersensilidade, acho que voce está falando da primeira, que é a "alergia"..

A Hipersensibilidade I é geralmente seguida por uma reação tardia, uma inflamação que acontece em alguns pacientes quando encontra com certos antígenos estranhos,  que foram expostos previamente. Estas reações de hipersensibilidade do tipo l são chamadas de alergia ou atopia. Normalmente ela se manifesta por febre, alergia aos alimentos, asma, anafilaxia. O tratamento sintomático deste tipo de reação pode ser feito através de antagonistas fisiológicos da histamina (vasoconstritores) ou antagonistas farmacológicos ( bloqueadores de receptores histamínicos)

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Hipersensibilidade se refere às reações excessivas, indesejáveis (danosas, desconfortáveis e às vezes fatais) produzidas pelo sistema imune normal. Reações de hipersensibilidade requerem um estado pré-sensibilizado (imune) do hospedeiro. Reações de hipersensibilidade podem ser divididas em quatro tipos: tipo I, tipo II, tipo III e tipo IV, baseados nos mecanismos envolvidos e tempo levado para a reação. Frequentemente, uma condição clínica particular (doença) pode envolver mais de um tipo de reação.


A dessensibilização baseia-se na administração de doses do antígeno a cada 15 a 20 min, começando com uma dose pequena para induzir a anafilaxia subclínica antes da exposição às doses terapêuticas. Esse procedimento depende da presença constante da droga no soro e, portanto, não deve ser interrompido; a dessensibilização é imediatamente seguida por doses terapêuticas completas. A hipersensibilidade volta normalmente 24 a 48 h após a interrupção do tratamento. Reações menores (p. ex., prurido, erupções) são comuns durante a dessensibilização.


No caso da penicilina, pode ser utilizada administração oral ou intravenosa; já a subcutânea e a intramuscular não são recomendadas. Se apenas o teste intradérmico for positivo, inicialmente devem ser administradas 100 unidades (mcg)/mL, IV, em uma bolsa de 50 mL (5.000 unidades no total), de modo muito lento (p. ex., < 1 mL/min). Se não houver sintomas após 20 a 30 min, a vazão pode ser aumentada gradualmente até que a bolsa esteja vazia. O procedimento é então repetido com concentrações de 1.000 unidades/mL e 10.000 unidades/mL, seguidas de uma dose terapêutica total. Se não aparecer qualquer sintoma, a taxa de fluxo deve ser diminuída e o paciente deve receber a droga apropriada para o tratamento (ver anteriormente). Se o teste de punção para a penicilina for positivo ou o paciente apresentar uma reação anafilática grave, a dose inicial deve ser mais baixa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais