Buscar

Repouso semanal remunerado ?

💡 2 Respostas

User badge image

Ingrid Lima

O repouso semanal deve ser de 24h – sem possibilidade de dividir essas horas entre diferentes dias –, e essa folga deve ser realizada a cada sete dias. Oito, nove? Não pode, é contra a lei. O funcionário não pode folgar uma semana na segunda-feira e na outra semana, na quinta-feira, por exemplo, já que irá contabilizar mais de sete dias consecutivos trabalhados.

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

 Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

 XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

O Repouso Semanal Remunerado, é um direito de todos os trabalhadores sob o regime da CLT no Brasil. Trata-se do direito de descansar ao menos uma vez por semana sem ter o valor de seu trabalho reduzido por isso.   

O repouso sempre deve contar, ao menos, 24 horas de descanso ininterruptos para o trabalhador. Essas horas não podem ser divididas ou remanejadas ao longo dos dias e semanas.

O repouso não pode ser variável por semana. Pode-se dar repousos adicionais ou antecipados, mas nunca podem transcorrer mais de seis dias consecutivos de trabalho sem nenhum descanso. Essa é uma regra essencial para o cumprimento da lei. Se o dia comum de repouso de um trabalhador é na quinta-feira e for antecipado para terça-feira, não é regular que o repouso da semana seguinte seja dado apenas na quinta-feira, novamente, pois isso ultrapassaria a quantidade máxima de dias subsequentes de trabalho.

A lei que determina o Repouso Semanal Remunerado prevê, ainda, que jornadas especiais, que são cumpridas durante 12 horas, sejam organizadas de forma que as 36 horas seguintes sejam de descanso. Isso significa que o descanso é fornecido entre os dias de trabalho e repouso da própria natureza da profissão, sem necessidade de um dia específico semanal para isso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais