Buscar

Quais as contribuições do materialismo histórico-dialético para a construção da teoria histórico cultural?

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Gama Paula

Da mesma forma que Vigotski, Saviani também adotou os princípios do materialismo e por isso, foi capaz de desenvolver uma pedagogia crítica para a educação, consideração o aluno como ser que aprende a partir de sua interação social com outros num ambiente organizado e sistematizado. Logo a pedagogia histórico-crítica, revela-se como concepção educacional que tem consciência de que o homem é um ser histórico, ou seja, à medida que se desenvolve ele constrói história e é esta história que origina o Artigo Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 3, n. 2, p. 93-101, dez. 2011 101 conhecimento que é transmitido por meio na educação escolar. Sendo assim, não há como dissociar a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural, considerando que ambas adotaram a filosofia do materialismo histórico-dialético. Mesmo que Vigotski tenha se preocupado com uma teoria psicológica para compreender o desenvolvimento do psiquismo humano, incluindo em seus estudos o desenvolvimento escolar e Saviani tenha desenvolvido uma teoria pedagógica, ambos tiveram o mesmo objetivo em comum, ou seja, o desenvolvimento e a emancipação do homem, enquanto sujeito histórico e social. Referências DUARTE, N. Vigotski e o "aprender a aprender": crítica as apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Apesar de várias críticas lançadas ao materialismo, principalmente depois das deturpações do socialismo e é importante que as críticas existam, não podemos negar as contribuições que o materialismo histórico e dialético proporcionou às ciências humanas e sociais.

Nunca antes na história do pensamento geográfico, esta ciência valorizou tanto o homem, enquanto indivíduo social; nunca antes se questionou tanto as causas das mazelas da sociedade; nunca antes se retrucou sobre a exploração e a opressão humana; nunca antes se produziu conhecimento geográfico voltado para a transformação social.

E isso só tornou-se possível porque se usou como epistemologia o marxismo, agora não mais cisto como uma ciência de síntese ou ciência corográfica, mas sim uma ciência social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais